Jogando também contra a arbitragem, Flamengo faz uma partida fantástica defensivamente e se garante ofensivamente com Felipe Vizeu
Pelas quartas de final da Copa SP de futebol júnior, o Flamengo enfrentou o São Paulo, na Arena Barueri, time que também chegou invicto nesta fase, com cinco vitórias e um empate. Com dois gols de Felipe Vizeu, o Mais Querido fez mais uma ótima partida e eliminou um dos melhores times da competição. Na semifinal o Mengão enfrentará o América-MG, que eliminou o Bahia nos pênaltis. A partida acontece na próxima sexta-feira, às 21h30. Desde 2011, ano que se sagrou bi-campeão da Copinha, o Flamengo na ia tão longe na competição.
O JOGO
O Flamengo começou pressionando a equipe do São Paulo e conseguiu um escanteio logo nos minutos iniciais. A defesa afastou e esfriou a pressão rubro-negra. O Flamengo seguiu pressionando no ataque e quase chegou ao primeiro gol com Klebinho, que ficou cara a cara com o goleiro mas chutou na trave. Alguns jogadores pediram toque de mão no lance do chute, mas o juiz não deu nada.
O São Paulo acalmava o jogo, viu que não tinha muitas alternativas diante da boa marcação carioca e trocava passes na defesa. Com a marcação bastante adiantada, o Flamengo tentava a roubada de bola com Trindade, que chegou atrasado e cometeu falta dura em Inácio. Após os 20 minutos, o São Paulo acordou no jogo e conseguiu uma boa chegada com Joanderson, o atacante foi derrubado por Dener e sofreu a falta. O zagueiro rubro-negro tomou o segundo cartão amarelo da partida.
O jogo começou a ficar tenso, Paquetá e Banguelê se estranharam no meio de campo e ambos levaram cartão amarelo. Flamengo seguia melhor na partida e após boa jogada entre Paquetá e Cafú, mais uma vez o placar quase saiu do zero, mas a defesa do São Paulo estava atenta e acabou com o sufoco. A única saída ofensiva para o São Paulo era com o atacante Joanderson, mas sozinho, não tinha sucesso.
Aos 42 minutos, após falha na saída de bola da defesa do São Paulo, Trindade fez o desarme e bateu cruzado, a bola explodiu no zagueiro tricolor e sobrou para Felipe Vizeu, o atacante bateu firme e abriu o placar para o Flamengo. Após o gol, não teve tempo para muita coisa e o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para o Flamengo.
Foto: Adriano Skrzypa
A bola rolou para o segundo tempo e foi a vez do São Paulo pressionar, após três escanteios seguidos. O São Paulo seguia trocando bons passes no setor ofensivo, mas o Flamengo, bem postado defensivamente, neutralizava o jogo. A pressão são-paulina continuava pelo lado esquerdo do ataque, mas Thiago Ennes fez bom corte. Jogo bastante movimentado na segunda etapa, o meio campista tricolor bateu forte e o goleiro Thiago fez boa defesa, jogando para escanteio.
Aos 11 minutos, Flamengo chegou com perigo pela primeira vez, após bom passe de Cafu para Ronaldo, o camisa 5 mandou pra área mas a bola foi fraca e não chegou para Felipe Vizeu. Flamengo voltou a crescer no jogo e conseguiu bom contra-ataque com Cafú, o jogador tocou para Paquetá, livre, mas o jogador cortou o zagueiro e chutou fraco.
Mais um bom ataque do São Paulo, aos 19, Inácio cruzou, Banguelê cabeceou firme mas Thiago, de forma espetacular, faz a defesa.
O técnico Zé Ricardo decidiu mudar o meio de campo e colocou Henrique no lugar de Cafu. Com 30 minutos de jogo na etapa final, jogo lá e cá, o São Paulo tentava na bola aérea, mas a defesa do Flamengo seguia firme na marcação. Zé Ricardo queimou as últimas duas substituições e colocou Matheus Sávio e Patrick nos lugares de Klebinho e Paquetá.
A pressão do São Paulo continuou, a bola aérea foi a principal arma para chegar ao gol de empate, mas nada do gol sair. Mais uma bola alçada na área rubro-negra, o zagueiro são Paulino cabeceou e a bola bateu no peito de Thiago Ennes. Os jogadores do São Paulo pediram pênalti, mas o juiz estava bem posicionado e mandou o jogo seguir.
Aos 43, o Flamengo viu o time do São Paulo bastante nervoso e pressionou no ataque. A zaga são paulina bobeou mais uma vez e deixou o matador Felipe Vizeu cara a cara com o goleiro para ampliar para o Flamengo, 2 a 0. O Flamengo apenas administrou o resultado e esperou o apito final. Fim de papo na Arena Barueri e o Flamengo conseguiu a classificação para a semi-final da Copinha, onde enfrenta o America/MG.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO: Lucas Perri; Wellington, Tormena, Lucas e Inácio; Banguelê, Matheus Queiroz(Luiz Araujo), Artur(Shaylon) e Lucas; Joanderson(Pedro) e David Neres.
FLAMENGO: Thiago; Thiago Ennes, Léo Duarte, Ronaldo, e Trindade; Klebinho (Patrick), Arthur Bonaldo, Cafu(Matheus Sávio)e Dener; Lucas Paquetá(Patrick) e Felipe Vizeu.
Gols: Felipe Vizeu (42 1t e 43 2t)
Matheus Soares faz parte da equipe MRN Informação. Twitter: @mathheusoares