O ano de 2005 foi um dos piores da história do Flamengo. O clube fugiu do rebaixamento no ano anterior, mas o cenário não mudou na temporada citada. No calendário, o Mengão tinha a disputa do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão. Mas em questão de títulos, nenhuma taça levantada.
No Estadual, o Rubro-Negro iniciou de uma maneira que surpreendeu negativamente a torcida. Na primeira rodada, derrota para o Olaria por 3 a 0 no Maracanã. Consequência? Flamengo último lugar no Grupo B da Taça Guanabara. Todavia, na Taça Rio, veio um dos poucos momentos de alegria para a torcida. O Mengo ficou em segundo em seu grupo e avançou para a semi do turno.
Leia também: Caio Ribeiro destrincha início de Vitor Pereira no Flamengo
No mata-mata, derrotou o Volta Redonda por 1 a 0 e chegou na final contra o Fluminense. Entretanto, o time acabou sofrendo uma goleada na decisão: 4 a 1.
Campanhas do Flamengo na Copa do Brasil e Brasileiro
Nas primeiras fases da Copa do Brasil, o Fla fez o que se esperava dele: passou por cima do River-PI e o Ypiranga-AP. Mas nas oitavas, derrota para o Ceará por 2 a 0 no Maracanã e empate em 1 a 1 no Castelão. Ou seja, eliminado. Se no torneio mais democrático do Brasil o Fla caiu precocemente, o que esperar do Brasileirão? Nada bom.
Na Série A, o Flamengo amargou a lanterna durante boa parte da competição. Na reta final, precisava vencer sete e empatar dois jogos dos últimos nove. Dessa forma, o rebaixamento era questão de tempo. Mas coma chegada de Joel Santana, o Fla conseguiu o milagre e terminou a competição na primeira divisão, dando alívio a um terrível ano. Destaque para o gol de Obina contra o Paraná, fora de casa, nos acréscimos. O lance foi determinante para o ‘fica na Série A’. O Mengo ficou na 15° colocação, com 55 pontos.
Elenco de 2005
Goleiros
- Wilson
- Diego
- Getúlio Vargas
Laterais direitos
- Fábio Silva
- China
- Léo Moura
- Ricardo Lopes
- Léo Matos
Zagueiros
- Henrique Souza
- Rodrigo Arroz
- Júnior Baiano
- Thiago Campos
- Renato Silva
- Fernando
Laterais esquerdos
- Egídio
- Júlio César
- André Santos
- André Lima
- Igor Nakamura
Volantes
- Robson
- Júnior Carioca
- Jônatas
- Renato Abreu
- Augusto Recife
- Diego Souza
- Rômulo
Meias
- Renato Augusto
- Da Silva
- Caio
- Márcio Guerreiro
- Souza
- Adrianinho
- Zinho
- Fellype Gabriel
- Geninho
Atacantes
- Bruno Mezenga
- Jean
- Josafá
- Fabiano Oliveira
- Marcelo Moscatelli
- Alessandro
- Bruno Barbosa
- Dimba
- Fábio Júnior
- El Tigre Ramirez
- Marcos Denner
- Obina
- Vinícius Pacheco
Técnicos
- Celso Roth
- Joel Santana
- Cuca
- Andrade
- Júlio César Leal