O ano de 2007 foi um dos mais surpreendentes da história do Flamengo. O Mengão conseguiu se livrar da Z-4, arrancou na reta final do Brasileiro e terminou a competição na terceira colocação. Até então, atingindo sua melhor participação na era dos pontos corridos. No Carioca, título na conta depois de três anos. Já na Libertadores, eliminação indesejável.
No Cariocão, o Flamengo já se alegrou logo no primeiro turno. Na Taça Guanabara, o Mengão ficou em segundo lugar no seu grupo e acabou enfrentando o Vasco na semifinal. Contra o rival, empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e vitória nos pênaltis, garantindo vaga na decisão. Na final contra o Madureira, derrota no primeiro jogo por 1 a 0, mas goleada na volta por 4 a 1 e título na Gávea.
Leia também: 2005: o ano da quase queda do Flamengo
Como estava na Libertadores e na final do Carioca por título da Taça GB, o Flamengo acabou abrindo mão da Taça Rio e nem avançou para o mata-mata do segundo turno. Mas não teve problemas, o time viu o Botafogo levar o turno 2, mas derrotou os alvinegros na grande decisão do Estadual.
Campanhas do Flamengo na Brasileiro e Libertadores
Por ter sido campeão da Copa do Brasil em 2006, o Flamengo se classificou para a Libertadores de 2007. Na época, os times do torneio continental, não jogavam o mata-mata nacional. Na Liberta, o Fla voava em seu início. O Mengo de Ney Franco foi líder do Grupo 5 com 16 pontos e avançou para enfrentar o Defensor, do Uruguai, nas oitavas. No entanto, na partida de ida, derrota por 3 a 0 fora de casa. Ou seja, no Maracanã, o Flamengo tinha reverter o resultado e não conseguiu: apenas 2 a 0 e queda nas oitavas.
Se na Libertadores o fim foi doloroso, no Brasileirão, a alegria se estampou no rosto do torcedor. Com uma campanha péssima no início, o Flamengo optou por demitir Ney Franco e contratar Joel Santana para salvar a pátria. Cenário parecido com de 2005. Todavia, como ainda faltava muito campeonato pela frente, deu tempo do Mengão se recuperar e chegar na terceira colocação. 61 pontos conquistados e vaga direta na Libertadores de 2008.
Elenco de 2007
Goleiros
- Bruno
- Diego
- Marcelo Lomba
Laterais direitos
- Léo Moura
- Luizinho
- Leandro Salino
Zagueiro
- Fábio Luciano
- Moisés
- Irineu
- Rodrigo Arroz
- Marlon
- Thiago Gosling
- Ronaldo Angelim
- Hélder
- Thiago Sales
Laterais esquerdos
- Juan
- Egídio
- André Lima
Volantes
- Vinicius Colombiano
- Cristian Baroni
- Jaílton
- Paulinho Jaú
- Claiton
- Rômulo
- Renato Abreu
- Hugo Colace
Meias
- Léo Lima
- Ibson
- Roger
- Renato Augusto
- Toró
- Gerson Magrão
- Leo Medeiros
- Juninho Paulista
- Advaldo
Atacantes
- William Amendoim
- Kayke
- Bruno Mezenga
- Obina
- Souza
- Roni
- Maxi Biancucchi
- Leonardo
- Paulo Sérgio
Técnicos
- Joel Santana
- Ney Franco