O ano de 2012 foi decepcionante para o torcedor do Flamengo. Logo após um 2011 em que o time conseguiu voltar a fazer uma campanha de G-4 e foi comandado por Ronaldinho e Thiago Neves, 2012 se iniciou com uma crise do astro com Luxemburgo. Disputando Libertadores, Carioca e Brasileirão, o Mengo encerrou o ano sem nenhuma taça. Foi a última temporada sem a restruturação financeira do clube.
Se posteriormente em 2013, o Flamengo começaria seu recomeço com Eduardo Bandeira de Mello, em 2012 o clube ainda fazia loucuras. Após perder Thiago Neves para o Fluminense, o Mengo contratou Vagner Love para dividir protagonismo com Ronaldinho. Mesmo que tenha se classificado para as semifinais da Taça Guanabara e Taça Rio, o Fla caiu nos dois turnos.
Leia também: 2007: Flamengo vai da lanterna para G-4
Na Libertadores, o Mengão saiu na fase de grupos. Com Olímpia, Lanús e Emelec, o Fla que na época já era comandado por Joel Santana, acabou na terceira colocação. Para piorar, após o empate em 3 a 3 com o Internacional pela terceira rodada do Brasileirão, Ronaldinho entrou na Justiça contra o clube e rescindiu o contrato por atrasos de salários. Por isso, R10 se viu livre para acertar com o Atlético-MG.
Ou seja, o cenário era devastador e Joel Santana não conseguiu repetir as campanhas de 2005 e 2007. Sendo assim, Dorival Júnior teve sua primeira ‘Era’ no clube e livrou o Mengo da Série B. O clube ficou na 11ª colocação, terminando o ano de forma melancólica. De 2013 para cá, o clube mudou e chegou na potência que está hoje em dia.
Elenco de 2012
Goleiros
- Felipe
- Paulo Victor
- Marcelo Carné
Laterais direitos
- Léo Moura
- Wellington Silva
Zagueiros
- Marcos González
- Marllon
- Renato Santos
- Welinton Silva
- Frauches
- Arthur Sanches
Laterais esquerdos
- Ramon
- Magal
Volantes
- Airton
- Luiz Antônio
- Cárceres
- Rômulo
- Maldonado
- Muralha
- Lorran
- Amaral
Meias
- Wellington Bruno
- Renato Abreu
- Darío Bottinelli
- Camacho
- Adryan
- Mattheus Oliveira
- Ibson
- Willians
- Cléber Santana
- Ronaldinho Gaúcho
Atacantes
- Thomás
- Lucas
- Hernane Brocador
- Liedson
- Paulo Sérgio
- Negueba
- Deivid
- Fabiano Oliveira
- Vágner Love
Técnico
- Dorival Júnior
- Joel Satana
- Vanderlei Luxemburgo