Todo torcedor do Flamengo sabe escalar de cor o time mágico de 2019, treinado pelo português Jorge Jesus. Mesmo que aquele time tenha atuado junto em menos de dez jogos, os 11 que encantaram o Brasil e o mundo ficaram para sempre.
Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique. Essa formação mágica jogou poucas vezes completa, mas conquistou s corações e as mentes dos torcedores do Flamengo. Três anos depois, poucos jogadores ainda seguem no Flamengo.
Leia Mais: Thiago Maia conquista troféu em Roraima antes de retornar ao Flamengo
No time titular que iniciou a final da Copa Libertadores da América, em Guayaquil, contra o Athletico-PR, em 29 de outubro de 2022, apenas Filipe Luís, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol estavam no time de 2019. Além deles, ainda estavam no grupo, Diego Alves, Rodinei e Diego Ribas.
Bruno Henrique e Rodrigo Caio se recuperam de lesão, pois só retrornam ao time em meados de 2023. Veja a seguir onde estão os jogadores do Flamengo de 2019 que já deixaram o clube. Nos fixamos nos titulares e reservas mais utilizados.
Veja onde estão os ídolos do Flamengo de 2019
Diego Alves – Deixou o Flamengo ao final da temporada 2022. Ainda não decidiu onde vai seguir jogando, mas já foi especulado no Grêmio.
Rafinha – Segundo a sair dos que eram titulares em 2019. Primeiro foi para o Olympiakos, em agosto de 2020. Depois voltou para o Grêmio, onde acabou rebaixado em 2021. Em 2022, jogou no São Paulo, onde foi vice da Copa Sul-americana. Recentemente, renovou com o tricolor paulista até o fim de 2023.
Pablo Mari – Primeiro titular de 2019 a sair. Foi vendido ao Arsenal, da Inglaterra, ainda em janeiro de 2020. Jogou pouco, até ser emprestado para o Monza, da primeira divisão italiana. Teve uma sequência maior de jogos no clube italiano. Infelizmente, em outubro de 2022, o jogador espanhol foi esfaqueado em um shopping center por um homem com distúrbios mentais. Ele foi operado e passa bem.
Willian Arão – Primeiro odiado, depois amado e por fim odiado novamente. A passagem de quase seis anos de Arão pelo Flamengo foi de altos e baixos. De símbolo da solidez defensiva nos tempos de Jorge Jesus, o volante passou a ser apontado como exemplo de corpo mole. Foi vendido ao Fenerbahçe em julho de 2022, onde reencontrou Jorge Jesus. Tem sido titular na Turquia.
De vendas a aposentadorias, diversos jogadores saíram
Gerson – Grande venda feita pelo Flamengo após 2019, o craque do meio campo saiu em 2021 para o Olympique de Marseille por quase 25 milhões de Euros. Brilhou sob o comando de Jorge Sampaoli, mas caiu em desgraça no início da temporada 2022/2023, com a chegada de Igor Tudor. Atualmente, está tentando voltar ao Flamengo, mas a negociação com os franceses é difícil.
Diego Ribas – Depois de seis temporadas e meia vestindo a camisa do Flamengo, o camisa dez disse adeus. Não só ao clube, mas ao futebol, pois se aposentou. Na Copa do Mundo, comentou jogos na Globo. Já há notícias de que vai seguir na função após o Mundial.
Rodinei – Assim como Diego, Rodinei chegou ao Flamengo em 2016. Foram seis aons e meio vivendo entre o amor e o ódio da torcida. Saiu sendo titular do time tricampeão da América e tetracampeão da Copa do Brasil. Foi jogar no Olympiakos, da Grécia.
Reinier – Quando surgiu nas divisões de base do Flamengo, era visto como uma joia. Seguiu os passos de Vinícius Júnior e foi vendido para o Real Madrid, em janeiro de 2020, por 30 milhôes de Euros. Não chegou a atuar pela equipe principal e foi emprestado a uma série de times europeus. Atualmente, está no Girona, da Espanha.
Jorge Jesus já esteve próximo de voltar ao Flamengo
Lincoln – Outro reserva da base que entrava constantemente. Lincoln alternou grandes momentos, com gols perdidos incríveis. O mais notório foi o chute por cima da trave na final do Mundial de Clubes, contra o Liverpool, já na prorrogação. Foi vendido ao Vissel Kobe, em 2021, mas não se firmou. Voltou ao Brasil por empréstimo, para jogar no Cruzeiro, mas também não se destacou. Deve voltar ao Japão em 2023.
Vitinho – Famoso por ter sido a maior contratação do Flamengo pré-2019, Vitinho jamais foi protagonista. Além disso, falhou em momentos chaves, como o jogo da volta das oitavas de final da Libertadores 2020, contra o Racing. Naquele jogo no Maracanã, o atacante poerdeu diversos gols e o Flamengo acabou eliminado nos pênaltis. Foi para o Al Ettifaq FC, da Arábia Saudita, em agosto de 2022. O Flamengo não recebeu nada, mas manteve 35% dos direitos econômicos.
Jorge Jesus – O português responsável por fazer aquele time mágico funcionar deixou o Flamengo precocemente, em julho de 2020. Castigado pela pandemia e com saudade de Portugal e da família, Jesus aceitou proposta do Benfica e deu adeus. Já esteve para voltar algumas vezes, mas nunca aconteceu. Hoje está bem no Fenerbahçe, mas pode substituir Tite na Seleção.