MRN Informação | Bruno Guedes – Em meio às polêmicas sobre a sua realização, a Copa América começa neste domingo (13), no Brasil. A 47ª edição do torneio vai até o dia 10 de julho. As cidades-sede serão Brasília, Goiânia, Cuiabá e Rio de Janeiro. Ao todo, o Flamengo cedeu cinco jogadores para as seleções que disputam a competição: Gabigol e Everton Ribeiro (Brasil), Arrascaeta (Uruguai), Isla (Chile) e Piris (Paraguai). Assim, o Rubro-Negro não terá os atletas à disposição por mais de um mês, já que antes disputaram as Eliminatórias da Copa de 2022.
LEIA MAIS: Com Vidal, CT do Flamengo vai receber o Chile durante a Copa América
Essa é a primeira vez que o Brasil recebe duas edições consecutivas da competição. As sedes anteriores, Colômbia e Argentina, abriram mão da realização por conta do agravamento da pandemia da Covid-19. Mas o governo brasileiro acabou manifestando interesse em receber a Copa América.
Enquanto acompanha suas estrelas defendendo seus países, o Rubro-Negro é o clube brasileiro com mais jogadores cedidos para a Copa América. Apenas o Atlético de Madrid forneceu mais atletas para as seleções que o Flamengo. Mas isso pode acabar afetando o desempenho nas competições. Ao todo, são 271 inscritos, sendo que 108 jogam na América do Sul (40% do total).
Por conta dos desfalques, que impactaram quatro titulares da equipe, a diretoria rubro-negra tenta a paralisação do campeonato e evitar prejuízo esportivo. Mas a CBF já descartou essa opção. O clube tenta também uma ação no STJD. Entretanto, a primeira já foi rejeitada.
REGULAMENTO
A Conmebol dividiu as seleções em dois grupos, de acordo com suas posições geográficas. O grupo A da Argentina, também conhecido como Zona Sul, tem além dos anfitriões, a Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado a chave B, Zona Norte, tem a Colômbia, junto com Brasil, Equador, Peru e Venezuela.
Entretanto, a torcida do Flamengo pode secar e esperar que as seleções não se classifiquem às fases finais. Deste modo, os jogadores retornariam para seus clubes antes do fim da competição. As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam às quartas de final. Na fase eliminatória, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B e assim sucessivamente.
ONDE ASSISTIR A COPA AMÉRICA
Os direitos de transmissão para a TV aberta são exclusivos do SBT. O canal de Silvio Santos foi o primeiro a adquirir a Copa América, pelo valor de US$ 6 milhões. Entretanto, a exibição será apenas das partidas da Seleção Brasileira. Além da final, independente de quem estiver em campo.
Contudo, na TV fechada, os canais ESPN e Fox Sports vão exibir todos os 28 jogos da Copa América 2021. Assim, todos os atletas do Flamengo estarão na telinha dos canais Disney durante o torneio.
DATAS DAS PARTIDAS DOS JOGADORES DO FLAMENGO
Gabigol e Éverton Ribeiro (Brasil)
13/6 – Brasil x Venezuela – Mané Garrincha, às 18h
17/6 – Brasil x Peru – Engenhão, às 21h
23/6 – Brasil x Colômbia – Engenhão, às 21h
27/6 – Brasil x Equador – Olímpico, às 18h
Arrascaeta (Uruguai)
18/6 – Argentina x Uruguai – Mané Garrincha, às 21h
21/6 – Uruguai x Chile – Arena Pantanal, às 18h
24/6 – Bolívia x Uruguai – Arena Pantanal, às 18h
28/6 – Uruguai x Paraguai – Engenhão, às 21h
Maurício Isla (Chile)
14/6 – Argentina x Chile – Engenhão, às 18h
18/6 – Chile x Bolívia – Arena Pantanal, às 18h
21/6 – Uruguai x Chile – Arena Pantanal, às 18h
24/6 – Chile x Paraguai – Mané Garrincha, às 21h
Piris da Motta (Paraguai)
14/6 – Paraguai x Bolívia – Olímpico, às 21h
21/6 – Argentina x Paraguai, Mané Garrincha, às 21h
24/6 – Chile x Paraguai – Mané Garrincha, às 21h
28/6 – Uruguai x Paraguai – Engenhão, às 21h