A CBF anunciou a data da convocação para as próximas partidas da seleção brasileira e o Flamengo aguarda preocupado.
O motivo é que o Rubro-Negro deve perder jogadores. Everton Ribeiro e Gabigol são nomes já esperados, mas a comissão técnica de Tite acompanhou os dois últimos jogos do Flamengo e novos nomes podem aparecer.
Especialmente desde a chegada de Renato Gaúcho, o nome de Bruno Henrique ganhou mais força, devido às grandes exibições do atacante, que anotou cinco gols nos últimos cinco jogos.
A convocação acontece na próxima sexta (13), às 11h e define a lista de jogadores que enfrentarão Chile (02), Argentina (07) e Peru (09) em setembro.
Mudança em número de jogos pode fazer com o que o Flamengo tenha desfalques em vários jogos
Costumeiramente as Datas FIFA contam com dois duelos entre seleções. Contudo, a FIFA anunciou rodada tripla para os meses de setembro e outubro e o Flamengo ligou o alerta.
A decisão se deu pela necessidade de realocar jogos que seriam disputados em março. Nesse sentido, a FIFA também acabou aumentando a quantidade de dias do período de 9 para 11.
O Rubro-Negro se preocupa, sobretudo, por ter diversos atletas selecionáveis, como Arrascaeta, Isla e Piris da Motta, além de Everton Ribeiro e Gabigol.
Como as datas dos jogos do Brasil já confirmadas, o Flamengo deve ter desfalques para o duelo decisivo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, que deve acontecer dia 01 ou 02 de setembro.
Outro jogo durante o período de data FIFA em setembro é contra o Atlético Goianiense, pelo Campeonato Brasileiro.
Possibilidade de adiamento
Há chances, no entanto, de o Flamengo conseguir adiar alguns dos jogos, como aconteceu no início do Brasileirão.
Todavia, conforme os meses passam, o calendário fica mais apertado e com menos datas disponíveis para realocar partidas adiadas.
Esse fator deve ser um complicador, especialmente porque o Flamengo disputa – e pretende chegar longe – três competições simultâneas: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
O tema foi abordado em bate-papo da FlaTV com Marcos Braz e Bruno Spindel e o vice-presidente de Futebol respondeu:
– O presidente Rodolfo Landim, no começo do campeonato, conseguiu botar dois jogos do Flamengo para que a gente jogasse depois. O presidente tem boa relação lá (na CBF) e a gente confia nele e na boa relação que ele tem para que ele possa dirimir esse problema. As pessoas têm que entender que em qualquer lugar do mundo, qualquer time que perde 4 ou 5 jogadores com da posição de titular vai sentir e com o Flamengo não vai ser diferente – pontuou Marcos Braz que ainda concluiu:
– Tem o calendário e as situações históricas em relação a não ter data e o que for possível tenho certeza absoluta que será feito.
Assista o trecho no vídeo a partir dos 38 minutos: