Na noite da última segunda-feira (16), o Flamengo venceu o Vasco e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-17. Após perder o primeiro jogo por 3 a 1, os Garotos do Ninho se superaram e aplicaram uma goleada estonteante de 4 a 1. O gol do título foi marcado por PETerson, aos 43 minutos do segundo tempo.
Ser bicampeão do Brasileiro Sub-17 em cima do Vasco já pode ser considerado um título gigante. Entretanto, o fato dessa geração ser a que sofreu com o trágico incêndio no Ninho do Urubu deixa a conquista ainda maior. Jhonata Ventura, que sofreu queimaduras em cerca de 35% do corpo, está neste elenco. O goleiro titular da conquista, Dyogo Alves, também chegou a ficar internado após a tragédia.
A torcida do Flamengo fez uma canção para homenagear as vítimas da tragédia do Ninho. “São dez estrelas a brilhar” é inspirada na inesquecível “Azul da cor do mar”, composta e gravada pelo gênio Tim Maia. Desde 8 de fevereiro de 2019 que a Nação canta o hino com muita emoção em todas as partidas, especificamente aos 10 minutos do primeiro tempo.
Com a pandemia e a proibição de público nos estádios, a canção deixou de ser entoada pelas vozes da arquibancada, no Maracanã e em todos os outros estádios Brasil afora. Em 21 de julho deste ano, porém, a torcida do Flamengo voltou a um estádio para assistir a equipe. Foi no Mané Garrincha, longe do Maracanã, longe do Rio de Janeiro.
Veja mais: Com golaço aos 43, Flamengo vence o Vasco e sagra-se Campeão Brasileiro Sub-17!
Acontece que causou estranheza a ausência da música para os nossos dez durante a partida, aos dez minutos do primeiro tempo, como sempre tem que ser. A causa desse esquecimento com certeza se deu em primeiro lugar pela euforia da volta ao estádio. Tampouco devemos desconsiderar o reduzido e espaçado público e, com isso, certa dificuldade de se “puxar o coro”.
Não queremos fazer a crítica pela crítica. Apenas alertar para que não ocorra de novo. Por conta disso, apelamos aos torcedores que estarão no Mané Garrincha nesta quarta-feira (18) que cantem pelos Garotos do Ninho!
Cantem com a voz que vem do fundo da alma e que aquece o coração. Claro que a canção não diminui a saudade e a dor dos familiares, mas é uma linda forma de homenagem de uma torcida que jurou apoiar até o final.
Ah, Como eu queria ter vocês aqui
Honrando o manto do Mengão
Com raça e paixão!
Mas, essa Nação jamais vai esquecer
O Flamengo vai jogar
Pra sempre por vocês!
Ô, olê, olê, olê, olê, olê
São dez estrelas a brilhar
No céu do meu Mengão