Com a vitória de 4 a 0 sobre o São Paulo, neste domingo (14), o Flamengo está próximo de alcançar feito inédito no Brasileirão. O clube pode terminar sua quarta temporada consecutiva entre os dois primeiros da competição.
LEIA MAIS: Arrascaeta reserva? Renato Gaúcho exalta Michael e fala sobre ‘dor de cabeça’ no Flamengo
Desde 2018, o Flamengo termina o Campeonato Brasileiro como vice ou campeão. O bicampeonato em 2020, sob comando de Rogério Ceni, já foi a melhor sequência da história rubro-negra nos pontos corridos.
No entanto, agora os números são ainda mais generosos. Nem mesmo a geração de Zico e cia conseguiu campanhas tão expressivas. Anteriormente, as melhores colocações consecutivas do Flamengo foram entre 1980 e 1984.
Porém, nos anos em que não levantou o troféu, 1981 e 1984, terminou na sexta e quinta posição, respectivamente. Diferentemente de agora.
Em 2018, o Rubro-Negro terminou como vice-campeão, atrás do Palmeiras. Mas em 2019 e 2020 conquistou o bicampeonato com futebol que arrancou elogios dentro e fora do Brasil.
Antes disso, o Flamengo já tinha alcançado boas campanhas. Em 2017 ficou na sexta colocação e em 2016 na terceira. Portanto, há cinco anos se mantém entre os melhores do Brasileirão.
É a melhor sequência da história do clube em 50 anos de Campeonato Brasileiro.
Renato Gaúcho não jogou a toalha e diz que o Flamengo ainda disputa o título
Sob comando de Renato Gaúcho, o Flamengo pode ainda buscar um tricampeonato inédito na história rubro-negra. Atualmente, está a oito pontos do Atlético-MG, mas restando apenas seis jogos para tirar a diferença.
CONFIRA: Após goleada, Gabigol provoca o São Paulo nas redes sociais
Entretanto, apesar da situação difícil na briga com a equipe mineira, o técnico não jogou a toalha:
“Nós não desistimos do Brasileiro. Enquanto houver chance matemática, nós vamos brigar, mas não seremos burros. Mas eu falei que três competições iria complicar. Hoje estamos corrigindo alguns erros. Mas estamos fazendo as coisas direitinho”, disse após a vitória sobre o Bahia.
Além da briga pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo ainda tenta o terceiro título da Copa Libertadores, no dia 27 de novembro. O jogo será em Montevidéu, contra o Palmeiras.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter