Após anunciar oficialmente o técnico Paulo Sousa, agora o Flamengo foca na montagem do elenco para os dois próximos anos. E o trabalho não será fácil. Ao todo, oito atletas terminam o contrato em 2022.
Destes, cinco são titulares: Diego Alves, Filipe Luís, Isla, David Luís e Andreas Pereira. De acordo com a diretoria, a expectativa é que alguns sejam renovados no primeiro semestre.
LEIA MAIS: Ainda na Europa, Paulo Sousa manda recado para torcida do Flamengo
O Flamengo renovou com parte do elenco nos últimos anos, mas os vínculos da maioria dos atletas se encerram no próximo ano. O goleiro Diego Alves assinou novo contrato em 2021, por mais uma temporada. Bem como Diego Ribas, outro capitão do clube.
Entretanto, assim como os laterais Filipe Luís e Isla, o término dos quatros vínculos será no dia 31 de dezembro de 2022. Titulares e com idades avançadas, contudo, ainda não há projeção sobre novos acordos. Filipe já manifestou interesse em seguir carreira de treinador, com a aposentadoria.
Atleta que chegou com apoio da torcida na última temporada mas pouco atuou por conta das lesões, o zagueiro David Luiz é mais um cujo contrato se encerra no mesmo dia. O jogador vai fazer 35 anos em abril, mas seu futuro é incerto no Flamengo. A chegada de Paulo Sousa pode ajudá-lo a na sequência de jogos.
Dois jogadores questionados também estão no último ano de ligação com o Flamengo: o lateral-esquerdo Renê e o meia-atacante Vitinho. Ambos seguem sendo muito utilizados pelos treinadores do clube. Importantes reservas, não há definição sobre renovações, até o momento.
Importantes jogadores encerram empréstimo com o Flamengo
No entanto, são os atletas em reta final de empréstimo que mais preocupam. Andreas Pereira, Thiago Maia e Kenedy terminam o contrato com o Flamengo no dia 30 de junho. Ou seja, durante a janela de verão da Europa, a mais importante. Mas cada um tem particularidades para negociações com seus clubes.
Thiago Maia pertence ao Lille, da França. Após a grave lesão em 2020, o jogador teve seu empréstimo prorrogado pelo clube francês. Contudo, aos 24 anos, não voltou à titularidade e é um jogador com mercado. A tendência é que Paulo Sousa reavalie sua renovação com o Flamengo ou não.
Um dos atletas com maior destaque na última temporada, Andreas Pereira viveu um calvário após o erro que resultou na derrota da Copa Libertadores. Mas seu desempenho ao longo do Brasileirão chamou a atenção do Flamengo e também do Manchester United, seu clube de origem.
Após valorização, há possibilidade de o Rubro-Negro contratá-lo em definitivo. De acordo com a imprensa britânica, seus direitos econômicos estão avaliados em 10 milhões de euros. Mas o Rubro-Negro ainda dependeria dos investimentos pedidos por Paulo Sousa para saber se poderá ou não empreender tal quantia em junho.
O último da lista é Kenedy. O atacante do Chelsea não conseguiu se firmar ainda no Flamengo. Apesar de algumas chances na reta fina do Campeonato Brasileiro, o jogador vai precisar fazer ótimo semestre para possível renovação. Além do fim do contrato, atleta também não agradou a torcida rubro-negra ainda.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter
- De olho no rival: ex-Flamengo forma dupla com ídolo do Fortaleza
- CBF detalha reta final do Flamengo no Brasileirão
- Grave problema para Sampaoli pode aproximar Fabrício Bruno do Rennes
- Meia do Fortaleza elogia o Flamengo antes de confronto direto no Brasileirão
- Pendurados do Flamengo: 6 jogadores podem ficar fora contra Internacional