Há 23 anos, Flamengo e Romário tiveram o momento mais marcante desse casamento. Pacaembu. Domingo. 16h. O Rubro-Negro enfrentou o Corinthians pelo Torneio Rio-São Paulo. Ainda era fase de grupo da competição.
Tinha tudo para ser mais um jogo em uma tarde de domingo. Mas tinha um fator diferente e genial em campo: Romário. O Baixinho fez um gol histórico do futebol brasileiro. O camisa 11 recebe a bola no famoso “canto esquerdo do Pacaembu” e entortou o volante Amaral com um elástico fenomenal. Em seguida, o craque ainda encobriu o goleiro com uma cavadinha para marcar o golaço.
Leia mais: Presidente do Fluminense fala sobre racismo com Gabigol e movimenta internet
Romário e Flamengo relembrarem o lance histórico nas redes sociais. O atacante ainda foi além: nomeou a data como Dia do Elástico no Amaral. O Mais Querido venceu a partida por 3 a 0. Contudo, o resultado não foi suficiente para o restante da competição. Isso porque o Rubro-Negro ficou em terceiro e deu adeus ao Torneio Rio-São Paulo daquele ano ainda na fase de grupos.
Passagem de Romário pelo Flamengo
Romário chegou ao Flamengo em 1995, ano do centenário do clube. Para muitos, foi a maior contratação da história do futebol. Isso porque o Baixinho chegou ganhando melhor jogador do mundo da FIFA. Além disso, o centroavante lotou as ruas do Rio de Janeiro na chegada à cidade, com mais de um milhão de flamenguistas.
Ao todo, Romário teve três passagens pelo Flamengo. Pelo Rubro-Negro, atuou em 240 jogos e marcou 204 gols, ou seja, uma média de 0,85 gol por jogo. Além disso, o craque ganhou o Carioca de 1996 e 1999, e a Mercosul de 1999. O Baixinho é o quinto maior artilheiro da história do clube, atrás de Pirillo, Henrique Frade, Dida, e Zico.