Hoje é um dia triste para os torcedores do Flamengo. Mais do que isso. É um dia triste para os familiares dos 10 jovens que morreram no incêndio do Ninho do Urubu. Isso porque completa três anos. 8 de fevereiro de 2019 – 2022.
LEIA MAIS: Muita grana: premiação da Libertadores aumenta em 2022
Neste dia, o mundo acordou com a notícia de que um incêndio havia se alastrado no CT Ninho do Urubu. O fogo começou após problemas com a refrigeração. Com o passar das horas, foram chegando mais informações sobre as vítimas: quantidade e identidades sendo confirmadas.
Por isso, a torcida sempre lembra dos garotos vitimados neste fatídico 8 de fevereiro, cantando uma canção que lembra suas memórias em todos os jogos do Flamengo, aos 10 minutos de jogo. São eles: Athila Paixão, Arthur Vinícius, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Gedson Santos, Jorge Eduardo Santos, Pablo Henrique da Silva Matos, Rykelmo de Souza Vianna, Samuel Thomas Rosa e Vitor Isaías.
No entanto, houveram os sobreviventes: 16 garotos. Ou seja, a tragédia poderia ter sido muito pior, mas estes conseguiram escapar antes que o fogo se alastrasse. A maioria por estar mais próximo da saída, por estar dormindo na ponta do alojamento.
Os 16 sobreviventes são: Dyogo Alves, Filipe Chrysman, Kayque Soares, Rayan Lucas, Samuel Barbosa, Jhonata Ventura, Cauan Emanuel, Jean Sales, Caike Duarte, Felipe Cardoso, João Vitor Gasparin, Naydjel Callebe, Wendel Alves, Kennyd Lucca, Pablo Ruan e Gabriel de Castro.
Quem ainda está no Flamengo?
Os destinos destes meninos são distintos. Alguns ainda estão no Flamengo, mas outros já foram para outro clube. Porém, desses 16, apenas quatro ainda estão no Mais Querido e um está emprestado. Por exemplo, o zagueiro Jhonata Ventura.
Ele foi o último a conseguir retornar ao gramados. Isso porque Jhonata teve 35% do corpo queimado na tragédia. Por isso, só conseguiu voltar a jogar no meio de 2021, após 2 anos e meio sem disputar um jogo de futebol.
Quem também segue no Flamengo é o goleiro Dyogo Alves, o volante Rayan Lucas e o atacante Samuel Barbosa. Além disso, o atacante Filipe Chrysman também pertence ao Flamengo, mas está emprestado ao Guarani.
Quem saiu?
A maioria saiu da Gávea. Um dos exemplos é o zagueiro Kayque Soares, que acabou de deixar o Flamengo. Ele foi oficializado como reforço do Shabab Al Ahli Dubai no dia 3 de fevereiro. Seu xará, Caike Duarte, está no XV de Piracicaba, onde foi campeão da Copa Ouro 2021.
O atacante Cauan Emanuel voltou para o Fortaleza em 2021. O jovem de 17 anos foi descoberto em projeto de futsal do clube tricolor. Além disso, ele ajudou os amigos a fugirem do incêndio quebrando a janela do alojamento.
Felipe Cardoso, entretanto, assinou com o Red Bull Bragantino depois de não ter seu contrato renovado com o Flamengo. Desde então, está no time paulista. Jean Sales, por sua vez, saiu do país: está no Alverca, de Portugal.
João Vitor Gasparin é o único a não acertar com nenhuma equipe. Enquanto isso, Naydjel Callebe está no futsal do Copagril. Inclusive, ele foi campeão paranaense de futsal Série Ouro, em dezembro de 2021. Já Wendel Alves foi para o Corinthians após passar nos testes do time.
Aos 17 anos, Kennyd Lucca está no Cuiabá depois de somar passagens por Bahia e Corinthians, após deixar o Flamengo. Quem também rodou por alguns times foi Pablo Ruan, que está no Atlético-MG, depois de período no Palmeiras. O jovem, entretanto, deixou o Flamengo por vontade própria para assinar com o time alviverde.