Demitido em novembro do ano passado, Renato Gaúcho deu a primeira entrevista desde que deixou o Flamengo. O treinador conversou com a Rádio Gaúcha e fez algumas declarações sobre o trabalho no Rubro-Negro.
Renato chegou ao Flamengo com o clube na disputa pela Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Contudo, o treinador terminou sua passagem pelo Ninho com eliminações nas três. A demissão ocorreu dois dias após a final da Libertadores. Mesmo assim, o comandante fala que “faria tudo de novo” no Rubro-Negro.
“Não me arrependo de nada de ter feito e faria tudo de novo do jeito que foi. O Flamengo estava disputando três competições e não tínhamos tempo para treinar. A cada dia estávamos disputando uma competição e sempre uma decisão”, revelou Renato.
Leia mais: Pontos de torcida: futebol, antirracismo e o incômodo necessário
Além disso, o técnico aproveitou a oportunidade para reforçar a pressão que é trabalhar. Mas, Renato Gaúcho, que está sem clube desde novembro, também aproveitou a oportunidade para alfinetar a imprensa. De acordo com Portaluppi, os jornalistas “misturam política com futebol”.
“Infelizmente hoje em dia alguns jornalistas estão misturando política com futebol. Essa é a realidade. A pessoa não está mais preocupada com o trabalho e, sim, se você tem o candidato que ela apoia, se não ela te ataca. Estou falando agora, e vocês sabem disso. Está acontecendo com o próprio Neymar. Alguns jornalistas não estão sendo profissionais”, disse o treinador.
Renato fala sobre rebaixamento do Grêmio
Demitido do Grêmio em abril de 2021, Renato falou sobre o rebaixamento do tricolor. Embora tenha feito um trabalho abaixo no Flamengo, o técnico acredita que o destino da equipe gaúcha seria outro em suas mãos.
“Tenho certeza absoluta de que o Grêmio não iria cair. Eu conhecia bem o grupo. Todas as decisões que eram tomadas, eu tinha carta branca do presidente”, garantiu.
Leia mais: Com erro grave de bandeirinha, Flamengo despede-se da Supercopa Feminina
Uma das partidas mais polêmicas da Era Renato foi justamente contra o Grêmio. Isso porque o treinador sacou Vitinho do jogo, após o atacante marcar dois gols na partida. O Flamengo vencia por 2 a 0, mas cedeu o empate após a substituição.
Alguns torcedores chegaram a acusar o treinador de facilitar o jogo para tricolor empatar e ajudar o ex-time a fugir do rebaixamento. No entanto, Renato negou veemente a ajuda ao Grêmio e se revoltou com a pergunta.
“Isso é um tipo de pergunta que me ofende. Porque eu sou profissional, trabalho em um grande clube, assim como o Grêmio. Minha equipe sempre vai jogar para vencer. Então é preciso tomar um pouco mais de cuidado. Você (repórter), no caso, em termos de pergunta. Porque uma pergunta dessas está desrespeitando o profissional. E acredito que você tenha visto o jogo. O jogo foi bastante pegado, poderíamos, inclusive, ter vencido, até porque tivemos um jogador a mais. Mas, volto a repetir, é uma pergunta que ofende qualquer profissional”, respondeu o técnico.