Em busca de um zagueiro, o Flamengo analisa o nome do colombiano Yerry Mina para reforçar o elenco. A contratação de um defensor é uma das prioridades de Marcos Braz e Bruno Spindel, que estão na Europa em busca de reforços.
O empresário Giuliano Bertolucci foi quem ofereceu Mina ao Flamengo, de acordo com o site Torcedores. A boa relação da diretoria rubro-negro com o agente pode ser um facilitador no negócio. A princípio, a ideia é fazer uma oferta de empréstimo com opção de compra pelo zagueiro.
Além disso, o portal ainda informa que a cúpula quer pagar 2 milhões de euros (R$11,80 milhões) pelo empréstimo e fixa um passe fixo por 50% dos direitos do colombiano, de 27 anos. Contudo, a diretoria não tem pressa para realizar o negócio. Isso porque a janela de transferências internacionais fecha somente no dia 12 de abril.
A reportagem também informa que Mina tem interesse em ouvir a proposta do Flamengo. O zagueiro se vê como o jogador ideal para formar uma zaga com Rodrigo Caio e David Luiz. Entretanto, o colombiano também vem sofrendo com lesões. Ele, inclusive, está entregue ao departamento após sofrer uma lesão grave contra o Newcastle, no último dia 8. A expectativa é que o jogador fique dois meses longe dos gramados.
Leia mais: Flamengo defende invencibilidade de quase 20 anos em Conselheiro Galvão
Além disso, Mina está em baixa no Everton. Na atual temporada, por exemplo, o jogador entrou em campo somente onze vezes em 26 oportunidades. O jogador chegou ao time inglês em 2018, vindo do Barcelona, por 30,25 milhões de euros.
Carreira de Yerry Mina
Revelado pelo Deportivo Pasto, Mina se destacou na Colômbia quando atuava no Independiente Santa Fé. Pela equipe colombiana, o zagueiro jogou 91 partidas, marcou 11 gols e deu uma assistência. Assim, o zagueiro chamou a atenção do Palmeiras e se transferiu em 2016.
Leia mais: Flamengo alega falta de isonomia após Atlético-MG descumprir protocolo da Supercopa
No time paulista, Mina esteve em apenas 35 duelos. Mesmo assim, o colombiano conseguiu de destacar e fez nove gols e deu duas assistências. Além disso, ele conquistou o Brasileirão de 2016 e recebeu o prêmio de melhor zagueiro do campeonato, mesmo disputando somente 12 jogos no torneio.
Com isso, o jogador chegou ao Barcelona sob a bagatela de 12,40 milhões de euros. Mas o colombiano não conseguiu repetir o sucesso na Catalunha e entrou em campo somente seis vezes. Mesmo assim, ele conquistou uma La Liga e uma Copa del Rey. A curta passagem pelo Camp Nou acabou após o Everton contratar o colombiano em 2018. Desde então, Mina atuou em 88 oportunidades, marcando sete gols e dando uma assitência.