Rivais no campo, estariam Flamengo e Athletico-PR ligados por suas origens rubro-negras? Fundado em 1924, o clube paranaense teve por décadas uniformes e escudo quase idênticos ao Rubro-Negro carioca. A pergunta que fica é se o Flamengo serviu de inspiração para a escolha das cores do Athletico-PR e para o desenho do escudo na década de 1920?
Leia Mais: Flamengo viaja para Curitiba e enfrenta o Athletico: veja retrospecto do confronto
Na internet, você encontra relatos de que, sim, o Flamengo serviu de inspiração para as cores do Athletico-PR. O Rubro-Negro carioca, fundado em 1895, fez excursão pelo Paraná em 1914, quando jogou com o Internacional que 10 anos depois se fundiu com o América e formou o Athletico-PR. Uma velha imagem de jornal mostra parte de notícia sobre a criação do Athletico-PR, que cita nominalmente o Flamengo. Veja.
Athleticanos negam inspiração no Flamengo
Se você perguntar a um torcedor do Athletico se o Flamengo foi a inspiração para as cores, uniformes e escudo do clube deles, vai ouvir um sonoro não. E provavelmente um palavrão. Ao site GE.Globo, em 2013, Heriberto Ivan Machado, historiador de Athletico-PR, com livros publicados sobre o clube, disse: “Isso não procede. São as cores do América e do Internacional e também da escola de samba do presidente da época.”
Mesmo assim, a semelhança entre os escudos de Flamengo e Athletico-PR era incrível. Até 1987, de longe, era impossível saber que time estava jogando. Apenas em 1988, o Athletico fez a primeira das mudanças drásticas no seu escudo e uniformes, inserindo as listras verticais. Veja.
Mais recentemente, em 2018, o Athletico-PR fez nova alteração radical em sua identidade virtual. O clube adotou um escudo minimalista e camisas com padrões verticais. Pode-se dizer que agora é impossível confundir os dois clubes. Rivais recentes em fases agudas de competições nacionais, como as copas do Brasil de 2013, 2019, 2020 e 2021, além da Supercopa do Brasil de 2020, Flamengo e Athletico-PR viram também a rivalidade entre os dois clubes se accirrar. O duelo terá mais um capítulo neste sábado (23), às 16:30.