Vinícius Júnior foi bicampeão espanhol pelo Real Madrid no último fim de semana. O brasileiro revelado pelo Flamengo havia conquistado a taça na temporada 19/20, e voltou a vencer em 21/22, depois de ver o Atlético de Madrid levantar a taça na temporada passada.
No entanto, seus números nesta conquista são muito mais representativos, e ele foi muito mais protagonista que no primeiro título. São 14 gols e nove assistências, totalizando 23 participações diretas em gols do Real Madrid na La Liga. E os números ainda podem aumentar. Apesar do título antecipado, ainda faltam quatro rodadas para terminar o campeonato.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
O ex-Flamengo também está na semifinal da Champions League. A partida de ida foi 4 a 3 para o Manchester City na Inglaterra, com gol de Vinícius Júnior, e o Real Madrid tem que reverter o placar agregado no Bernabéu nesta quarta-feira (04). Com o bom momento que vivido pelo ex-jogador do Flamengo, o jornalista assumidamente santista Ricardinho Martins, durante o programa “De Placa”, declarou que Vinícius Júnior é o melhor brasileiro em atividade, superando Neymar, muito criticado pelo comentarista.
“A temporada do Neymar é pífia, é muito ruim, melhorou agora no final. O Vinícius Júnior foi um jogador muito mais decisivo, muito mais importante, muito mais participativo no Real do que o Neymar no Paris Saint-Germain. A temporada do Vini é espetacular. Hoje não é absurdo dizer que o melhor brasileiro em atividade no futebol mundial é o Vinícius Júnior”, declara Ricardinho.
Fazendo um comparativo até aqui, Vinícius Júnior teve 18 gols e 19 assistências na temporada em 47 jogos. Já Neymar entrou em campo 26 vezes e anotou 11 gols e oito assistências. Vale ressaltar que o atacante do PSG esteve lesionado entre novembro e fevereiro.
Vinícius Júnior no Flamengo
Aos 17 anos, Vinícius Júnior foi vendido ao Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 164 milhões na cotação da época). Como era menor de idade, só pôde ir para a Espanha quando completou 18 anos, em 2018.
Com a camisa do Flamengo, não conquistou títulos, mas conquistou os torcedores. Isso porque todos adoravam ver Vinícius Júnior jogar. Além disso, ele participou de um momento importante na história do Flamengo, de transição, e quase conquistou alguns títulos.
Alguns exemplos são a Copa do Brasil 2017, que o Flamengo perdeu nos pênaltis para o Cruzeiro. A Copa Sul-Americana do mesmo ano teve contexto parecido, quando o Flamengo perdeu o título para o Independiente-ARG. O gol que deu a taça para os argentinos veio em um pênalti considerado polêmico por alguns, no Maracanã.
Vinícius Júnior estreou pelo time principal contra o Atlético-MG, na 1ª rodada do Brasileirão 2017. Ele se mostrou um pouco nervoso e não conseguiu participar tanto do jogo. No entanto, conseguiu ficar marcado na lembrança do torcedor ao fim do ciclo na Gávea.