O Flamengo e mais sete clubes estão liderando o processo de criação da Liga do Futebol Brasileiro, a Libra. Nesta quarta-feira (11), o Portal Goal noticiou mais uma medida que será adotada pela nova liga que pretende administrar e organizar o futebol das séries A e B.
A Liga vai adotar o Fair Play Financeiro. A medida prevê que os clubes obedeçam limites de gastos correspondentes aos seus faturamentos. A medida prevê ainda punições esportivas e administrativas aos clubes membros em caso de infrações. Não foram anunciados quais serão os parâmetros a serem adotados.
Leia Mais: Liga Brasileira: entenda o por quê das discussões sobre cotas de TV
Mesmo sem todos os clubes, Libra negocia acordos de transmissão
A Libra ainda não tem a adesão de todos os clubes das séries A e B. Estima-se que 18 clubes estejam alinhados com o grupo liderado por Flamengo e os grandes de São Paulo. Outros 23 clubes ainda fazem demandas antes de se juntar à Liga. A principal desavença está na divisão das receitas, especialmente aquelas provenientes dos direitos de transmissão dos campeonatos.
Recentemente, os 23 clubes enviaram uma contraproposta aos responsáveis pela criação da Liga do Brasil. Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Palmeiras, Santos e São Paulo, reprovaram as reivindicações.
Mesmo sem a adesão de todos os clubes, a Libra já negocia acordos de transmissão de TV. A entidade estaria em tratativas com a Globo e a Amazon e o valor estaria em U$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões). O valor seria repartido entre os clubes das séries A e B.