O Flamengo vem travando uma batalha com a Globo pelos direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão Sub-20 e tenta resolver o imbróglio com a CBF. A ideia é transmitir na FlaTV as partidas dos Garotos do Ninho que não forem utilizadas pelos canais Sportv.
A Globo tem um acordo com a Confederação para transmitir duas partidas por rodada, mas tem de liberar os clubes para passar os demais jogos em seus canais de TV. Por isso, o Rubro-Negro ainda não deu autorização para uso de imagem do time.
Leia mais: Flamengo 0x1 Nova Iguaçu: Sub-20 rubro-negro completa 5 jogos sem vencer
O Flamengo tem o direito de transmitir as partidas, segundo a Lei do Mandante. De acordo com informações do portal UOL, o Flamengo negocia diretamente com a CBF para manter o direito de transmitir seus jogos na FlaTV.
O início do Campeonato Brasileiro Sub-20 está atrasado, pois estava marcado para 24 de abril com extensão até 14 de agosto. A CBF explicou que o atraso acontece por conta do planejamento e mudança na logística e orçamento da competição.
Além disso, o presidente Ednaldo Rodrigues, que assumiu a federação em março, fez trocas administrativas, como a demissão do Diretor de Competição Manoel Flores, substituído por Julio Avellar em abril desse ano. As trocas atrasam o processo de negociação e organização do torneio de futebol da categoria de base.
No entanto, a federação explicou que o atraso não afeta o Brasileirão sub-20 porque existe espaço no calendário de futebol brasileiro da categoria.
Lei do Mandante favorece ao Flamengo
A Lei do Mandante foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2021. O projeto de Lei 14.205 modifica as regras de direito dos clubes mandantes das partidas de futebol em transmitir seus jogos. Os clubes têm garantidos direitos sobre a transmissão e reprodução de seus jogos.
Segundo a Agência Senado, a emissora de TV ou rádio interessada em transmitir a partida precisará negociar apenas com um time, no caso o mandante (equipe que joga em casa), e não mais com os dois. Além disso, o próprio clube poderá transmitir o evento, abrindo uma nova possibilidade de fonte de receita.
A Rede Globo, vista algumas vezes como opositora a esta lei, enviou uma carta aberta a todos os clubes apoiando a Lei do Mandante em agosto de 2021. Segundo a emissora, a aprovação da lei pode ser um importante passo na evolução do futebol no país.
Globo briga na Libertadores
O torcedor verá mudanças na transmissão de jogos no profissional do Flamengo a partir de 2023, na Libertadores. A Globo confirmou o direito de transmitir o torneio internacional até 2026. Assim, a emissora obrigou a Conmebol a fazer mudanças nos horários das partidas.
A tradicional grade às quartas-feiras está de volta, ao contrário dos jogos às terças, como ocorre no SBT, segundo informações do site “Notícias da TV“.