Meia do Independiente da Argentina logo deve ser confirmado no Fla
Frederico Mancuello em campo pelo Independiente. (Foto: Site Oficial do Independiente.)
Frederico Andrés Mancuello de 26 anos é o possível reforço do Flamengo para essa temporada. O meia, que atualmente joga nos “Rojos”, como é conhecido o Club Atlético Independiente, de Avellaneda, uma província de Buenos Aires. O jogador já tem tudo acertado pra vestir o manto sagrado e só espera a liberação do seu clube atual, que, após diversas rodadas de negociação, parece ter topado a proposta de 2,3 milhões de dólares do Mengo.
Mancuello começou sua carreira no próprio Club Atlético Independiente. Em 2008 estreia em partida válida pelo campeonato argentino, quando seu time lançou mão de um time misto e acabou derrotado por 2 a 1 para o Arsenal de Sarandí.
Na temporada de 2011-12, Mancu, como é conhecido entre a fanática torcida de seu clube, foi emprestado ao Belgrano, onde atuou em boa parte dos jogos como titular e anotou 1 gol apenas. Ao fim do torneio, voltou ao Independiente.
Em 2013, fez parte do grupo responsável pelo descenso à segunda divisão argentina, maior vexame da história centenária da agremiação, integrante do famoso grupo dos “5 Grandes” do futebol portenho. Mancuello passou pela provação de ser um dos jogadores odiados a permanecerem na equipe e com a missão ingrata de reverter a desconfiança no seu futebol.
Foi justamente dentro deste contexto que o argentino soube chamar a responsabilidade, assumir um papel de liderança e vislumbrar da torcida o respeito que o fez pegar a faixa de capitão mesmo com pouquíssima idade. O seu futebol crescia em técnica e arrojo. Com boas apresentações passou a jogar mais adiantado, contudo sempre fiel à disciplina tática e nunca descontente com improvisações necessárias. Coroou o ano com um gol na partida contra o Atlético de Rafaela, que sacramentou a volta para a elite do seu time.
Em 2014 o Independiente montou um time mais forte. Não conquistou títulos, contudo não fez vergonha. A boa temporada com os Diablos rendeu a Mancullo muitos elogios. No primeiro trimestre de 2015 o jogador finalmente foi convocado para a seleção de seu país. Titular, fez gol na estreia contra El Salvador. De volta ao clube após o jogo contra o Equador também nos EUA, voltou a se machucar — em fevereiro foi protagonista de um episódio que até hoje os hinchas rojos se orgulham: em partida memorável contra o Newell’s Old Boys, ele se machuca e em lágrimas reluta para sair de campo. Chorando muito por não poder continuar, a torcida elevou o episódio a uma das maiores demonstrações de raça da história recente do aguerrido futebol argentino.
A temporada foi dura, depois de servir sua seleção o ano foi de luta contra lesões. Em outubro retorna ao seu time e briga para se impor no povoado meio campo de Avellaneda.
A verdade é que o destino do Dromedario — ou SuperMan-cuello e Mancue11o, apelidos não faltam ao jogador — , parece estar traçado para a saída desde o início de 2015. Com propostas europeias e até de clubes como São Paulo, o capitão da fase mais conturbada do Independiente já ensaiava sua despedida.
Famoso pelo alto índice de acerto de passes e pela habilidade incrível com a bola no pé. Seu perfil de liderança com certeza saltou aos olhos da diretoria rubro-negra. Agora é torcer e dar tempo ao atleta de adaptar-se ao novo ambiente.
Seja Sócio-Torcedor! E clicando no banner abaixo você também vira mais um parceiro do MRN!
Sim! Metade do valor da primeira mensalidade do plano que você adquire depois de clicar no banner abaixo vai para a equipe MRN Informação.
Se você admira o nosso trabalho, nos ajude assim a manter o nosso projeto e ampliar a nossa missão!