O elenco do Flamengo encerrou a preparação para o jogo contra o Sporting Cristal, pela fase de grupos da Libertadores, nesta terça-feira (24), às 21h30. Paulo Sousa deve ligar o alerta para os Garotos do Ninho pendurados com dois cartões amarelos: Matheuzinho e João Gomes. Assim, o treinador pode preparar o time rubro-negro para a partida de hoje e pensando no restante do torneio internacional com outros jovens jogadores.
Matheuzinho e João Gomes estão pendurados e podem ser preservados nesta noite de terça-feira (24), no Maracanã. Paulo Sousa tem como opção para o time nas próximas fases da Liberta outros jovens jogadores, como Lázaro, Victor Hugo e Marcos Paulo. Além disso, nomes como Matheus Cunha, Wesley, Cleiton, Igor Jesus, Daniel Cabral, Petterson e Matheusão devem ser observados pelo comandante técnico do Flamengo.
Leia mais: Com dois reforços, Flamengo encerra preparação para pegar Sporting Cristal
Paulo Sousa já utilizou bastante jovens no time profissional do Flamengo na atual temporada, alternando entre titular e reserva. Os mais conhecidos da torcida são Matheuzinho e João Gomes, que participaram de muitos jogos na atual temporada entre diferentes campeonatos, como estadual, Brasileirão e Libertadores.
Lista de opções para Paulo Sousa na Libertadores
Já classificado às oitavas de final, as opções para Paulo Sousa no jogo contra o Sporting Cristal podem ser para poupar jogadores ou preservar atletas pendurados. Assim, novos nomes podem entrar em campo hoje no Maracanã e ganhar um espaço no time principal.
Lázaro
O Lázaro é o grande exemplo de rotatividade no elenco principal, pois ganhou espaço com Paulo Sousa e apresenta grande desempenho individual. A presença do meia-atacante é um aspecto positivo no time do Flamengo na atual temporada. Ele já jogou 22 partidas no ano, com três gols e seis assistências. Já na Libertadores, o garoto atuou em quatro partidas, marcou uma vez e deu duas assistências.
Victor Hugo
Victor Hugo assinou novo vínculo com o Flamengo até 2027. Com apenas 18 anos, é apontado como uma das principais apostas para setor ofensivo do time e uma transferência milionária nos próximos anos.
O jovem fez o seu primeiro gol como profissional contra o Altos na Copa do Brasil e, no dia que completou 18 anos, marcou também as expectativas daqueles torcedores quem ainda não o conheciam das categorias de base do Mengão. O jogador mostra versatilidade como centroavante, segundo atacante e até meia avançado é uma aposta desde que chegou ao Ninho e ascende para o futuro com a confiança de Paulo Sousa.
Marcos Paulo
Marcos Paulo é um lateral-esquerdo com bastante vigor físico e se tornou uma opção para Filipe Luís, que está lesionado. Além disso, Ayrton Lucas é a única opção no time titular no momento. Marcos foi bem na vitória por 2×0 sobre o Altos-PI.
Marcos teve bons números com a camisa do Flamengo pela Copa do Brasil, com 8 desarmes – o líder do quesito na partida. Também teve 2 interceptações, 1 corte e ganhando 15 dos 17 duelos que disputou, cometendo apenas 1 falta. Já no ataque, acertou os 2 cruzamentos e 3 dribles que tentou.
“Veteranos” conhecidos
João Gomes é o grande nome entre os jovens que se consolidaram no time de Paulo Sousa, pois ele é unanimidade no meio-campo do Flamengo. O volante já jogou em 25 partidas na temporada, com uma assistência.
O trabalho defensivo de João justifica os elogios dos torcedores flamenguistas aos seu futebol, além de a confiança do português para ter tanto espaço no time. O Garoto do Ninho é o líder em desarmes e duelos ganhos no Brasileirão 2022. De acordo com dados do ‘SofaScore’, João fez 28 desarmes – 4,7 por jogo – 56/100 de duelos ganhos (56%), além de uma assistência, 89% de acerto nos passes e 18 faltas sofridas.
Matheuzinho é um opção positiva na lateral-direita, apesar de alternar entre bons e maus momentos nas partidas do Mais Querido. Ele participou de 19 jogos na temporada, com um gol e três assistências.
Além disso, Matheuzinho tem bons números com a camisa do Flamengo. No Brasileirão, são três jogos com uma assistência, cinco passes decisivos, 15 bolas recuperadas, oito desarmes e nenhum cartão. Já na Libertadores, deu um passe para gol e marcou uma vez.
Novos nomes para a torcida ficar de olho
Matheus Cunha, Wesley, Cleiton, Igor Jesus, Petterson, Daniel Cabral e Matheusão são jovens que participaram do Campeonato Carioca ou Copa do Brasil.
O Daniel e o Petterson estiveram em campo na vitória por 2×0 sobre o Altos-PI. Também disputaram as primeiras rodadas do Carioca. Já Cleiton é um zagueiro que viajou com elenco na temporada 2021 – foi chamado para suprir as baixas de David Luiz e Gustavo Henrique contra o Bragantino.
Igor Jesus é um volante e que teve seu contrato renovado. O novo vínculo garante o meio-campista na Gávea até dezembro de 2023, e a multa rescisória gira em torno de 50 milhões de euros. Ele atuou em dois jogos no Carioca.
O atacante Mateusão tem vínculo com o Flamengo até abril de 2025, com multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros. Ele foi contratado em 2019 após se destacar no América-MG. Ele tem passagens pelas categorias sub-15 e sub-17 da seleção brasileira.
Já Wesley chama atenção por ser um jogador de muita velocidade e imposição física. A expectativa é de um futuro promissor na lateral-direita do Flamengo.
Matheus Cunha fez sua estreia pelo Rubro-Negro no Campeonato Carioca. Com os problemas no gol do time, o jovem é uma alternativa que pode surpreender e ter uma chance com a camisa rubro-negra nos próximos jogos.