Após início ruim, FlaBasquete reage e vence a oitava seguida no NBB
Fonte: LNBLíder isolado do NBB 8, o FlaBasquete visitou o Rio Claro (11º) no ginásio Felipe Karam em Rio Claro (SP) na noite fria de quarta-feira (20) em partida válida pela 17ª rodada do NBB. Para a partida, o técnico Dedé Barbosa mandou à quadra o seguinte quinteto: Tatu, Dedé, Gui Deodato, Guilherme Tiechmann e Daniel Alemão. Já José Neto mandou a quadra o seguinte quinteto titular: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Olivinha e Jerome Meyinsse.
A partida começou com uma bola de três de Rafael Luz e com uma enterrada do ‘Grandão’ Meyinsse, 5 a 2, mas após duas boas defesas de Rio Claro, a equipe paulista virou e abriu 12 a 5 no início. Mantendo a boa defesa e aproveitando os erros defensivos do rubro-negro, o Leão abriu a maior vantagem na partida, 16 a 8. Se acertando após mudanças realizadas por Neto, o FlaBasquete diminuiu a diferença para apenas dois pontos, 19 a 17. Na última bola do quarto a vantagem foi aumentada para três pontos, 23 a 20, dando números finais ao quarto. Os destaques do quarto Daniel Alemão (RCA) com 7 pontos, Tatu (RCA) com 3 assistências e Tiechmann (RCA) com 4 rebotes.
Após um minuto inicial fraco, com muitos erros de ambos os lados, o Flamengo empatou a partida após uma jogada de três pontos de JP Batista e virou após duas boas jogadas de Marquinhos, uma de três, 28 a 23, forçando o tempo de Dedé Barbosa. Após o tempo, os erros diminuíram e o tetracampeão aproveitou e abriu novamente, dessa vez 37 a 28, forçando mais um tempo de Dedé. Após o segundo tempo do técnico de Rio Claro, o rubro-negro abriu ainda mais, 40 a 28 e não parou por aí, principalmente por causa da dupla experiente Marquinhos e Marcelinho, que lideraram a equipe carioca para ir para o intervalo vencendo por 47 a 34 (Fla 27 a 11 no período). Os destaques do quarto foram Marcelinho (FLA) com 10 pontos, Marquinhos (FLA) com 7 pontos, Rafa Luz (FLA) com 3 assistências e Olivinha (FLA) com 3 rebotes.
A equipe paulista voltou melhor depois do intervalo, cortando a vantagem para dez pontos, 49 a 39. Mais uma vez, com muitos erros e predominando o equilíbrio, Rio Claro cortou mais a vantagem para um dígito, 53 a 44. Mas aí o componente emocional apareceu e ajudou o Orgulho da Nação: Após falta e falta técnica de Guilherme Teichemann, o FlaBasquete conseguiu uma corrida de 5 a 0 e colocou o placar em 58 a 44, e ampliou ainda mais, colocando a vantagem em dezesseis, 62 a 46, forçando outro tempo de Dedé. Após o tempo, o Flamengo foi ainda melhor e terminou o terceiro quarto vencendo por vinte e um pontos, e praticamente definindo a partida, 70 a 49 ( 23 a 15 no quarto). Os destaques do quarto foram Jason Robinson (FLA) com 7 pontos e Jerome Meyinsse (FLA) com 3 rebotes.
No último quarto, enquanto o rubro-negro administrava a vantagem, Daniel Alemão de Rio Claro cometeu duas faltas técnicas e foi expulso da partida, Marquinhos cobrou os lances livres e abriu 83 a 54, forçando mais um tempo do Dedé. Após o tempo, e com a partida definida, só deu Rio Claro que conseguiu seis pontos seguidos e forçou o primeiro tempo do Neto na partida, 83 a 60. Após o tempo, a garotada de Rio Claro continuou bem na partida, mas o Flamengo voltou a pontuar e conquistou a oitava vitória consecutiva no NBB, além de se isolar ainda mais na liderança, Flamengo 91 x 73 Rio Claro.
O próximo compromisso do Orgulho da Nação é no sábado, 23/01, no Tijuca Tênis Clube contra a Liga Sorocabana. A partida será transmitida em Tempo Real pelo @MRN_CRF
Destaques do Flamengo:
Pontos: Marquinhos com 19 pontos
Assistências: Rafael Luz com 4 assistências
Rebotes: Rafael Mineiro, Marquinhos e JP Batista com 5 rebotes cada