Após Walter Casagrande anunciar a sua saída da Globo, a mais recente demissão é a de Petković. O lendário jogador do Flamengo, faz parte do grupo de comentaristas da emissora desde a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e a partir de agosto deixará a equipe. Sua saída aliás foi acertada nessa quarta-feira (06), mesmo dia em que Casagrande comunicou seu afastamento.
Conforme anunciou por nota oficial, a Rede Globo informou que: “Em comum acordo, Globo e Petković decidiram encerrar a parceria e, a partir de 1º de agosto, o ex-jogador deixa de fazer parte do time de comentaristas esportivos da empresa. Embaixador da Sérvia no Brasil, o craque dos gramados, que conquistou os brasileiros por sua habilidade e carisma, vai se dedicar a projetos pessoais”.
Leia mais: Quartas da Libertadores podem ter três jogos entre brasileiros
De acordo com amigos, no casamento de sua filha, em maio desse ano, Pet iria dar a sí mesmo um presente de 50 anos; Petkovic se referia a sua despedida da emissora. Além disso, segundo sua assessoria, ele dará inicio a alguns projetos envolvendo o futebol mundial, incluindo o Brasil. Nesse sentido, a revelação dos detalhes será feita em breve.
Dejan Petković , de 49 anos, nasceu na Sérvia e teve grandes passagens pelo futebol brasileiro, principalmente no Flamengo. O ex-jogador ficou marcado na história do clube após os títulos do Campeonato Carioca de 2001 bem como o de 2009.
O lendário gol de falta
Um momento que marca a memória do rubro-negro é o gol de Petkovic na final do Campeonato Carioca de 2001. Isso porque o Flamengo estava em busca do seu terceiro título no campeonato e encarava o Vasco diante do Maracanã lotado. No primeiro jogo, Petković também havia marcado mas o alvinegro levou a melhor e venceu por 2×1. Quando chegou na decisão final, Edílson conseguiu balançar a rede duas vezes para o Flamengo, mas Juninho Paulista marcava um gol para o Vasco. Estava tudo igual naquela tarde, tudo pronto para ir para a prorrogação, até que aos 42 minutos do segundo tempo, Edílson sofreu uma falta próximo da intermediária.
A bola parada estava na responsabilidade do sérvio, Petković . Era a hora de arriscar e partir pro tudo ou nada. Aos 43 minutos, o árbitro autorizou e ele partiu para a cobrança. Sem deixar chances pro goleiro Hélton, Pet cravou a bola no ângulo, fazendo o torcedor rubro-negro ir a loucura. Na comemoração, ele simplesmente abriu os braços e caiu no gramado, sendo “engolido” pelos abraços de seus companheiros. Pouco tempo depois, o juiz encerrou a partida e o Flamengo já estava preparado para levantar a terceira taça do Campeonato Carioca.
A conquista do Hexa
A segunda passagem de Petković pelo Flamengo foi em 2009. O time não estava em boa fase e muitos foram contra a volta de Pet por já estar com 37 anos na época, mas o clube possuía uma divida de R$ 18 milhões com o meia e seu retorno ao Rubro-Negro seria como uma amortização desse valor. Com o time sob o comando de Cuca, Petković não teve muitas chances e sempre começava o jogo no banco de reserva.
Ele precisou se superar e mostrar trabalho para ganhar a confiança da equipe, e com a saída de Cuca e a efetivação de Andrade, o jogador passou a ter mais oportunidades em campo e não decepcionou. Liderava a equipe e costumava estar sempre marcando gols, dois deles sendo olímpicos em partidas importantes e fora de casa.
Com a ajuda de Adriano Imperador e Petković no elenco, o Rubro-negro chegou até a final do Campeonato Brasileiro e precisava vencer o jogo contra o Grêmio no Maracanã para levantar a taça pela sexta vez. Não faltou torcedores. O jogo foi difícil, a pressão foi de ambas as partes; o tricolor gaúcho foi quem abriu o placar. Minutos depois David deixou tudo igual para o Flamengo. Aos 24 do segundo tempo, em um ataque do Mais Querido, a bola acabou indo para escanteio e Petković foi cobrar. Em um levantamento perfeito para Ronaldo Angelim, o zagueiro cabeceou a bola para balançar a rede do Grêmio e trazer a vitória para o Flamengo