Nesta quinta (7), a seleção de basquete sub-23 do Brasil encarou o time dos EUA e saiu com a vitória por 73 a 71. O grande destaque da partida foi Yago, armador do Flamengo. Isso porque o jovem assumiu a responsabilidade no último quarto e fez a cesta decisiva de 3 pontos para garantir o triunfo.
Foi o terceiro duelo dos brasileiros no Globl Jam, campeonato disputado no Canadá com jovens promessas do esporte mundial. Yago Mateus e Rafael Rachel são os representantes do Flamengo na seleção que está sendo comandada por Tiago Splitter. O auxiliar Fernando Pereira, também do Mengão, é um dos seus assistentes na comissão técnica.
Leia Mais: Vem mais: Braz promete grande janela e estipula “grata surpresa” para torcida do Flamengo
O torneio sub-23 de basquete tem quatro equipes participantes. Assim, Brasil, Canadá, Itália e Estados Unidos se enfrentam na primeira fase, e depois decidem confrontos de semifinais, com cruzamentos entre o primeiro e o quarto colocado, e o segundo contra o terceiro.
Basquete do Flamengo é protagonista na Seleção
“O Brasil demonstrou ter uma atitude coletiva madura e fria em momentos adversos do jogo, não desconcentrar e buscar forças para buscar o resultado. E muita dessa reação passou pelos nomes de Rafael Rachel e Yago. Rachel terminou o jogo com duplo-duplo com 12 pontos e 10 rebotes. Yago terminou o jogo com 13 pontos tendo uma bola de três que sacramentou um resultado histórico para a seleção brasileira sub-23 em Toronto”, contou o jornalista Enéas Lima, responsável pelo blog Garrafão Rubro-Negro.
Splitter, que é auxiliar técnico da Seleção principal e também faz parte da comissão técnica do Brooklyn Nets, vive sua primeira experiência como head coach, à frente de uma equipe jovem, recheada de jogadores promissores e alguns que já figuram como grandes realidades do basquete brasileiro.
Dessa forma, as semifinais acontecem neste sábado. O adversário do Brasil, aliás, será conhecido após definição da partida entre Canadá e Itália, logo mais.
Campanha do Brasil até aqui
No primeiro jogo contra o Canadá, o time brasileiro fez um jogo duro até o inicio do último quarto, mas faltando cinco minutos para terminar a partida o time da casa conseguiu desgarrar no placar e confirmar a vitória na partida. Yago terminou a partida com 20 pontos, 8 rebotes bem como 9 assistências. Além disso, Rafael Rachel terminou o jogo com 15 pontos e uma linda bola de três no final do segundo quarto. Resultado final: Canadá 89 x 74 Brasil.
No jogo seguinte contra a Itália, Yago foi o grande protagonista da equipe com 28 pontos bem como 3 assistências. Rafael Rachel atuou por poucos minutos no jogo e não pontuou. Ao final do terceiro período, o 51 a 49 para os italianos parecia barato. Ainda assim, a seleção canarinho não se abateu e os talentos individuais de João Marcello, Dikembe e Yago fizeram a diferença para o Brasil garantir a vitória por 72 a 68.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta