O Brasil é um celeiro de craques e tem melhorado a estrutura e trabalho com atletas jovens, os preparando para o futuro. Nesse sentido, o Flamengo tem feito um grande trabalho nos últimos anos, colocando jogadores em lista da própria CBF com atletas que podem vir a ser melhor jogador do mundo no futuro.
Uma matéria da Folha conversou com Branco, atual coordenador das categorias de base masculinas da CBF. O ex-jogador falou sobre o trabalho realizado e afirmou que haverá um novo melhor do mundo nascido no país, o que não acontece desde Kaká, em 2007.
“A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança [de que o país terá de novo um melhor do mundo]. Os treinos que a gente faz na Granja [Comary], a qualidade individual de cada atleta [dão essa certeza]”, garante o dirigente.
Leia também: Gabigol, do Flamengo, tem média absurda de gols no Brasileirão desde 2018; veja os números
Desse modo, há uma lista elaborada pelo Centro de Pesquisa e Análise das categorias de base da seleção. A lista possui 18 nomes que são apostas do momento para os ciclos dos Mundias de 2026 e 2030. Nesse sentido, o Flamengo colocou dois nomes entre os que integram a relação: Lázaro, de 20 anos, e Matheus Gonçalves, de 16 anos.
Isso significa que a equipe que comanda os futuros grandes nomes do país acredita que esses dois jogadores têm boas chances de se tornarem melhor jogador do mundo no futuro.
Além disso, a lista completa possui 9.988 jogadores com status de “top”, “selecionáveis”, “em monitoramento” ou “em observação”. Os dois do Flamengo estão na primeira categoria, que representa apenas 0,3% do total.
Confira todos os nomes da lista, incluindo os dois do Flamengo, que são tratados como possíveis futuro melhor do mundo
- Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP);
- Martinelli (atacante, Arsenal-ING);
- Yuri Alberto (atacante, Corinthians);
- Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA);
- Reinier (meia, Real Madrid);
- Lázaro (meia, Flamengo);
- Marcos Leonardo (atacante, Santos);
- Matheus Martins (atacante, Fluminense);
- Patryck (lateral esquerdo, São Paulo);
- Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid);
- Andrey (meia, Vasco);
- Angelo (atacante, Santos);
- Vitor Roque (atacante, Athletico);
- Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio);
- Matheus Gonçalves (meia, Flamengo);
- Endrick (atacante, Palmeiras);
- Pedrinho (meia, Corinthians);
- Luis Guilherme (meia, Palmeiras)
Além disso, existem nomes para um futuro mais próximo, como os de Neymar e Vinicius Junior.
Desse modo, além de ter dois jogadores que estão no elenco atual, o Flamengo ainda tem mais duas crias entre os nomes: Reinier e Vini, ambos do Real Madrid.
Lázaro é o meia sub-23 com mais participações em gols
Em 2022, Lázaro, de 20 anos, é o meia sub-23 com mais gols e assistências no Brasil. Diferente dos outros anos, o meia já participou de 40 jogos na temporada, 16 como titular, com sete gols marcados e oito passes para gols, ou seja, ele precisa de apenas 101 minutos para participar de um gol.
Mas além dos gols e assistências, Lázaro tem se destacado em outros fundamentos. Nesse sentido, a cria do Flamengo deu 29 passes decisivos, 40 chutes (21 no gol), 45 dribles certos, com 70% de acerto, e tem uma nota média de 6.86 de acordo com o aplicativo especializado SofaScore.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo anuncia férias de 4 jogadores visando Carioca de 2025
- Supercopa 2025: Botafogo está próximo de enfrentar o Flamengo
- Vojvoda escancara elogios ao Flamengo: ‘Um dos melhores do Brasil’
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Internacional e Hugo Souza
- Flamengo não tem mais chances de ser campeão do Brasileirão