Assegurado nas semifinais da Libertadores, logo depois de bater o Corinthians no Maracanã por 1 a 0, na terça-feira (9), o Flamengo agora espera o seu adversário para definir o confronto da próxima fase. Talleres e Vélez se enfrentam nesta quarta (10), às 21h30, em partida decisiva. O duelo argentino acontecerá no estádio Mario Kempes, em Córdoba, com o Talleres decidindo em casa. O primeiro jogo teve o Vélez como vitorioso, por 3 a 2, em jogo emocionante.
O confronto está em aberto e tudo pode acontecer. Para se ter um parâmetro das duas equipes, no campeonato nacional deixam a desejar, de acordo com as colocações. Melhor posicionado na tabela, o Talleres ocupa apenas a 24ª posição, com 12 pontos em 11 jogos, três vitórias, três empates e cinco derrotas. Já o Vélez, está na 26ª colocação, com nove pontos em 12 jogos. São uma vitória, seis empates e cinco derrotas. Lembrando que o campeonato contém 28 equipes.
Retrospecto do Flamengo contra os dois times
O histórico do Flamengo contra times argentinos é favorável. De 110 jogos contando amistosos e todas as competições, são 47 vitórias, 31 empates e 32 derrotas. Contra o Talleres, é curto e vantajoso. Sendo assim, as equipes disputaram quatro jogos disputados, com duas vitórias do Fla e dois empates. Ainda mais, dois desses jogos foram em amistosos, e os outros dois pela Libertadores, justamente neste ano.
O primeiro confronto oficial foi no Maracanã, na segunda rodada, quando o Flamengo venceu o Talleres por 3 a 1. No jogo de volta da fase grupos, disputado no Mario Kempes, houve empate por 2 a 2; aliás, foi o único jogo em que o Flamengo não venceu na Libertadores até então.
Dos outros dois amistosos que foram disputados, o primeiro aconteceu em 28 de janeiro de 1961, com vitória rubro-negra por 5 a 0.O último amistoso ocorreu no dia 27 de julho de 1978, com empate por 0 a 0. No total, são 10 gols marcados e três gols sofridos. Dessa forma, o Rubro-negro se mantém invicto no confronto.
Contra o Vélez, o histórico é mais longo e também favorável. São 11 jogos, com sete vitórias para o Mais Querido, dois empates e duas derrotas, 19 gols marcados e sete sofridos. O adversário é um velho conhecido do Flamengo.
A princípio, na Libertadores de 2021, o Mengão enfrentou a equipe argentina na fase de grupos, onde venceu na Argentina por 3 a 2, com golaço de Arrascaeta, e empatou no Maracanã, no jogo de fechamento da primeira fase, por 0 a 0.
Posteriormente, os dois times podem se enfrentar novamente, agora pelas semifinais da Libertadores. Independente de quem seja o adversário do Flamengo, o clube decidirá o confronto no Maracanã.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Erick Pulga, artilheiro da Série B, é alvo do Flamengo, diz portal
- São Paulo não quer negociar atacante Calleri com o Flamengo
- Últimas notícias do Flamengo: Feminino, Fortaleza e estádio
- Copinha 2025: veja os adversários do Flamengo no torneio
- Flamengo não quer vender Wesley; Evertton Araújo permanecerá