Cria da base do Flamengo, o zagueiro Léo Duarte pode retornar ao futebol brasileiro na temporada. Isto é porque o Grêmio, de Renato Gaúcho, colocou o nome do defensor entre os possíveis alvos para 2023. A informação foi dada pelo portal ‘Grêmio TimeLine’.
Recém-promovido para a Série A do Campeonato Brasileiro, de forma antecipada, o Tricolor Gaúcho deseja deixar seu elenco mais robusto para o próximo ano e enxerga em Léo Duarte, uma boa oportunidade para substituir Kannemann ou Pedro Geromel. O ex-Flamengo pertencia ao Milan, da Itália, mas foi adquirido em julho deste ano pelo Istambul Basaksehir, da Turquia.
Leia também: Ídolo do Real Madrid projeta Mundial e elogia Flamengo e Dorival
O negócio acabou saindo por 2,5 milhões de euros, cerca de R$ 13,59 milhões, entre os europeus. Dessa forma, o Mengão, por ser clube formador, recebeu uma porcentagem da transação. Conforme liberado pela Fifa, 3% da quantia necessitava ser destinada ao Flamengo. Ou seja, R$ 290 mil.
“Estou muito feliz por ter sido comprado em definitivo. Era um objetivo meu, pois neste empréstimo de um ano e meio acho que fui bem e foi muito bom para mim”, disse Léo, após ficar na Turquia por 18 meses de forma de empréstimo, e ser comprado em definitivo logo depois.
Passagem de Léo Duarte no Flamengo
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016, sendo capitão, Léo foi alçado aos profissionais do Flamengo no mesmo ano. Entretanto, só teve oportunidades em sequência, virando até titular, dois anos depois, em 2018. Sob o comando de Maurício Barbieri, Duarte fez dupla de zaga com o experiente Réver. Em resumo, na ocasião, o Flamengo chegou a liderar o Brasileirão, mas perdeu a ponta no pós-Copa. Posteriormente, Léo Duarte continuou como titular e chegou a atuar até junho de 2019, início do trabalho de Jorge Jesus.
Por fim, Léo vestiu o Manto Sagrado em 94 partidas, anotando dois gols e conquistando dois títulos do Carioca. Além disso, ganhou a medalha de campeão Brasileiro e da Libertadores, por ter participado de metade das campanhas.