O mês de outubro é o mês quando se celebra a Consiência Negra no Brasil. Por 30 dias, os brasileiros celebram as contribuições que negros e pardos deram para a formação da sociedade brasileira. Também em outubro relembra-se o sofrimento, mas principalmente as injustiças que os descendentes de escravizados sofreram e ainda sofrem no país.
Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 56,2% dos brasileiros se declaram pardos ou negros. Esse percentual corresponde a mais de 117 milhões de pessoas, pois é a maioria da população.
Leia Mais: Técnico do United dá pistas sobre condição de Antony duas semanas antes de estreia na Copa
Na torcida do Flamengo, a maior do país, de acordo com o percentual do IBGE, 23 milhões dos 42 milhões de rubro-negros são negros ou pardos. Se nas arquibancadas, eles são maioria destacada, no campo eles também fizeram história.
De Domingos da Guia, o Diamante Negro, a Gabigol, o príncipe da Nação, atletas com ascendência negra fizeram a alegria da maior torcida do Brasil por mais de 100 anos. Por isso e muito mais, o Flamengo lançou nesta sexta-feira (11), sete patches comemorativos sobre o tema.
Flamengo lança patches para celebrar a Consciência Negra
Com um vídeo lançado nas suas redes sociais, o Flamengo prestou homenagens aos afro-descendentes dentro e fora de campo. A ocasião vai ficar marcada por sete patches que poderão ser aplicados pelos torcedores na hora em que comprarem as camisas do clube.
O Flamengo escreveu: “Nação, estamos no mês da Consciência Negra. Para reforçar a importância do tema, lançamos 7 patches especiais! Além de representarem 7 pilares fundamentais, eles servem também para destacar a importância e a relevância deste assunto.”
Os patches reforçam sete pilares fundamentai para a luta da população negra e parda no Brasil. São eles: Equidade, Comunidade, Inclusão, Empatia, Diversidade, Empoderamento, Respeito. As peças já estão disponíveis para compras online, mas também nas lojas físicas da rede Nação Rubro Negra.