Nesta quinta-feira (29), morreu o eterno Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A informação foi confirmada pelo Hospital Albert Einstein. Desde o dia 3 de dezembro, o ex-jogador, que tinha 82 anos, não correspondia mais ao tratamento de quimioterapia para combater o câncer no cólon.
Dessa forma, o maior jogador de futebol de todos os tempos deixa 7 filhos, 2 netos e milhões de fãs e admiradores espalhados ao redor do mundo.
Leia também: Conmebol homenageia Pelé e propõe mudança inusitada em escudo
Para reviver os momentos históricos de Pelé no futebol, o MRN preparou uma recordação fantástica, que aconteceu em 1979, envolvendo o Rei, Flamengo, Zico e o Maracanã.
O dia em que Pelé vestiu a 10 do Flamengo
Há mais de 43 anos, especificamente no dia 6 de abril de 1979, o Rei Pelé vestia a camisa do Flamengo e jogava ao lado de Zico. O espetáculo aconteceu no Maracanã, e quase 200 mil pessoas comparecerem na partida entre o Mengão e o Atlético-MG.
A princípio, o jogo era amistoso, e pretendia reverter a renda do público pagante para vítimas da chuva que atingia Minas Gerais. O motivo era nobre, e o poder social fez efeito: foram mais de 8 milhões de cruzeiros arrecadados.
Pelé aceitou convite de Zico
O Rei Pelé já havia pendurado as chuteiras, quando jogou pelo Cosmos, um clube estadunidense. Entretanto, mesmo com 38 anos e já aposentado, Pelé aceitou o convite de Zico, o maior ídolo do Flamengo.
Para o duelo, o Rei do Futebol herdou a 10 do Flamengo, enquanto Zico entrou com a 9 em campo. Além dos craques, também entraram em campo pelo Mengão: Cantarelli, Toninho, Rondinelli, Manguito, Júnior, Andrade, Carpegiani, Tita e Júlio César. O timaço era comandado pelo professor Cláudio Coutinho.
Não deixe de ler também: Pelé relembra partida com Zico e diz que foi uma honra pôr uma camisa como a do Flamengo
Com Pelé e Zico, Fla aplica goleada histórica sobre o Atlético-MG no Maracanã
Após 21 minutos do apito inicial, o Atlético abriu o placar com gol de Marcelo. No entanto, pouco tempo depois o Flamengo já empataria a partida: sofre pênalti de Luisinho e tem a chance de equilibrar o placar. A torcida vai a loucura no estádio, já que teria a chance de ver Pelé marcando um gol com o Manto Sagrado.
A saber, o batedor do Mengão era Zico, que prontamente cedeu a bola para Pelé na marca da cal. Contudo, o Rei do Futebol se recusou a bater, e deu para o Galinho a chance de colocar o Flamengo no jogo. Missão dada é missão cumprida: Zico converte o pênalti e fica tudo igual no Maracanã.
No intervalo, o Rei deixa o gramado e é substituído por Luisinho das Arábias. E por coincidência, sem Pelé, o Flamengo deu show em campo.
Na segunda etapa, o Rubro-Negro fez 4 gols, com Zico (2x), Luisinho e Cláudio Arão. E por fim, no placar final, uma goleada histórica aconteceu no Maracanã: Flamengo 5×1 Atlético-MG.
Apesar de não ter marcado gols com o Manto, Pelé deu a maior torcida do Mundo o prazer de ver o Rei do Futebol de vermelho e preto.
Pelé e Zico juntos: Flamengo 5×1 Atlético Mineiro
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo