Nos últimos anos, o Flamengo tem empilhado títulos nacionais e internacionais e se tornou a principal potencia da América do Sul. Contudo, o comentarista André Donke, dos canais ESPN, acredita que o Independiente Del Valle, adversário do Flamengo na Recopa Sul-Americana, possui o melhor projeto do subcontinente.
Durante o programa ESPN FC, o comentarista comparou o Independiente com Flamengo, River Plate e Palmeiras. Assim, Donke afirma que o clube equatoriano possui o melhor projeto da América do Sul, pois briga pelas principais competições mesmo com menos recursos que os rivais. Em 2022, por exemplo, o Del Valle conquistou a Sul-Americana ao vencer o São Paulo na final.
Leia também: Torcedores do Flamengo fazem piada com ex-Corinthians após bola aparecer no Japão
“Mas falando até do projeto, na última década, não dá para apontar três times que além de Flamengo, Palmeiras e River tenham sido os principais do futebol sul-americano pelas conquistas e trabalhos feitos. Mas, se considerar o mérito do trabalho, quem fez mais com menos, a competência, para mim o Del Valle está acima dos três”, afirmou André Donke.
Em seguida, o comentarista explica que não é possível comparar o nível dos elencos, pois o Flamengo tem um time muito superior. Vale lembrar que o Rubro Negro esteve presente em três das últimas quatro finais de Libertadores. Portanto, a comparação é apenas entre os projetos.
“Lógico, não estou falando que o Del Valle foi mais time que qualquer um desses três em nenhum momento, não é nesse mérito. É considerando o que fizeram dentro do poderio financeiro que tinham, da mobilização de torcedores, considerando o cenário de onde tirou mais com menos, o Del Valle é o grande case de sucesso no futebol sul-americano”, completou.
Flamengo e Dell Valle jogam 1ª partida da Recopa Sul-Americana nesta terça
Os projetos vencedores de Flamengo e Del Valle fizeram os times se encontrarem na Recopa Sul-Americana 2023. Nesta terça-feira (21), Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentam pela primeira partida da competição, no estádio Complejo Independiente del Valle, em Quito, às 21h30.
Atual campeão da Libertadores, o Mengão terá que enfrentar a altitude de 2.800 metros de Quito na primeira partida da decisão. Por outro lado, o clube tem o direito de jogar a partida decisiva no Maracanã e poderá levantar o troféu diante de seus torcedores.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Pendurados do Flamengo: 6 jogadores podem ficar fora contra Internacional
- Palpites para Fortaleza x Flamengo: placar, gols e candidato a brilhar
- Com Daniel Orlean, chapa de MGM anuncia nomes
- ‘As ruas falam’: Gabigol compartilha festa da Nação com pedidos pela renovação em Fortaleza
- Eleição do Flamengo: chapa de Dunshee entrega camisas e cartas aos sócios