O jogador Jonatan Gabriel, do Pato Basquete, foi pego no doping após enfrentar o Flamengo. A novidade é que o atleta foi suspenso por três anos por uso de anabolizantes. O jogo do NBB aconteceu no dia 8 de janeiro, e a testagem ocorreu logo depois. A partida da primeira rodada do returno teve vitória flamenguista pelo placar de 85 a 79, no Tijuca Tênis Clube.
“Jonatan Gabriel, do Pato Basquete, foi suspenso por três anos por dopping. Tanto o jogador e toda a sua estrutura de apoio já trabalham na defesa. O atleta não deverá mais atuar no NBB desta temporada em razão do possível prazo de julgamento”, de acordo com o que informou o jornalista Enéas Lima, do Garrafão Rubro-Negro.
Leia Mais: Jogador é pego no doping em jogo contra o Flamengo
A substância proibida encontrada na urina do jogador foi boldenona, que não é recomendada para humanos e muito menos vendida, sendo mais comum na veterinária. É também conhecido por ‘testosterone’, que basicamente é um esteroide anabolizante. Suas propriedades são androgênicas. A suspensão do jogador está prevista para se encerrar no dia 23 de fevereiro de 2026.
No jogo do Flamengo, enfrentar um atleta que utilizou substâncias ilegais fez a diferença. Apesar da vitória, não foi uma partida fácil. Sobretudo no primeiro período, Jonatan foi o destaque do time adversário, anotando seis pontos. O Pato venceu o quarto por 17 a 14, mas sem os pontos do jogador, o placar parcial seria de 14 a 11 para o Mais Querido.
Adversário do Flamengo Basquete, Jonatan não foi o único jogador do NBB ser pego no doping
Logo depois de Jonatan Gabriel, no dia 11 de janeiro, outro atleta teve amostragem denotando uso de substância proibida. Trata-se de Ronald, do Fortaleza. No entanto, o caso nada tem a ver com o Flamengo, já que a coleta do atleta foi feita na partida entre Fortaleza e Cerrado. O Cerrado venceu por 88 a 68. A punição de Ronald ainda não foi publicada.