No próximo sábado (25), a Seleção Brasileira enfrenta o Marrocos no seu primeiro amistoso após a Copa do Mundo do Catar. E na primeira convocação do interino Ramon Menezes, chamou a atenção o fato do ex-técnico do Vasco levar nomes como Rony e Yuri Alberto ao invés de Pedro, artilheiro do Flamengo.
Na primeira lista, Richarlison, Rony e Vitor Roque foram os centroavantes convocados pelo substituto de Tite, que deixou o cargo de treinador após o Mundial. Neste final de semana, o atacante do Tottenham foi cortado por lesão, e Ramon convocou Yuri Alberto. Mas o atleta do Corinthians está melhor do que Pedro na temporada? O que dizem os números?
Leia mais: Jornalista aponta solução caseira para o Flamengo: ‘Melhor que o Vitor Pereira’
Na atual temporada, Pedro é o jogador da primeira divisão do Brasileirão com mais participações em gols. Em 12 partidas em 2023, o camisa 9 do Flamengo marcou 13 gols, além de contribuir com três assistências. De acordo com o Sofascore, o centroavante tem 72% de acerto nas finalizações e precisou de apenas 64 minutos para participar de gols.
Enquanto isso, Yuri Alberto entrou em campo em 10 partidas nesta temporada: foram apenas quatro gols, além de três assistências. De acordo com o Sofascore, o atacante da Seleção Brasileira precisa de 109 minutos para participar de um gol.
Vale lembrar que o nível de enfrentamento dos dois jogadores neste início de temporada é bem diferente. Das 12 partidas disputadas por Pedro, apenas quatro foram contra times pequenos no Estadual. O camisa 9 do Flamengo disputou a Supercopa contra o Palmeiras, dois jogos pelo Mundial, Recopa e os clássicos contra o Vasco. Enquanto isso, Yuri Alberto só disputou o Campeonato Paulista, onde foi eliminado pelo Ituano.
Ramon falou sobre ausência de Pedro
No dia da convocação para o amistoso contra o Marrocos, Ramon Menezes foi questionado sobre as ausências de Pedro e Gabigol. O ex-jogador, que tem passado ligado ao Vasco, elogiou os atacantes rubro-negros, mas desconversou sobre as suas escolhas:
“Fiquei esses dias todos desde que cheguei do Sul-Americano pensando e analisando. Não é fácil você fazer uma lista como essa. Nós temos ótimos jogadores e você acabou de falar dois deles, que é o Pedro e o Gabigol. Eles também poderiam estar aqui, mas foram escolhas. É um jogo apenas. Tem a busca por equilíbrio para a gente fazer um time muito forte”, disse Ramon.
Os números de Pedro e os atacantes da Seleção Brasileira
Portanto, veja abaixo a comparação entre Pedro e os atacantes convocados por Ramon Menezes para a Seleção Brasileira:
- Pedro: 12 jogos, 13 gols e 3 assistências – 16 participações em gols
- Vitor Roque: 12 jogos, 9 gols e 3 assistências – 12 participações em gols (números pelo Athletico e Seleção Sub-20)
- Yuri Alberto: 10 jogos, 4 gols e 3 assistências – 7 participações em gols
- Rony: 13 jogos, 6 gols e 2 assistências – 8 participações em gols