Nos últimos dias, ganhou força uma possível mudança no Flamengo. O Conselho Deliberativo (CoDe) estaria estudando o estatuto para ampliar o mandato do presidente do clube de três para quatro anos. Inicialmente, o planejamento previa a possibilidade de uma nova reeleição, ou seja, três mandatos seguidos, mas o CoDe descartou a possibilidade. No entanto, quatro anos parece agradar internamente.
Acontece que Rodolfo Landim foi eleito para três anos. Ou seja, ainda que tenha se discutido sobre uma extensão do mandato, é muito difícil que aconteça. Caso o mandato de quatro anos entre em vigor, é provável que seja apenas para as próximas eleições e Landim terá seu mandato encerrado no final de 2024, e não em 2025.
Leia Mais: Conselho mantém punição e torna rival de Landim inelegível
O presidente do Conselho de Administração Luiz Eduardo Baptista, o Bap, publicou em seu Twitter sobre as notícias que tem saído referentes ao assunto. O mandatário esclarece que é contra quaisquer mudanças durante exercício de um presidente já eleito, além da reeleição. Mas confirma que vê quatro anos de mandato com bons olhos, ao menos para as próximas eleições flamenguistas.
“Em função da proposta de mudança estatutária divulgada ontem, quero esclarecer que, sempre fui contra: Reeleição, mudanças de regras durante o exercício de qualquer mandato. Sou à favor de: Modernização do estatuto; Aprofundamento da profissionalização; Mandato de quatro anos”, escreve Bap na rede social.
Rodolfo Landim não confirma interesse na modernização
Sobre o interesse nas mudanças, Rodolfo Landim respondeu ao Lance que ainda teria que conversar com seus apoiadores, mostrando estar por fora do assunto: “Isto teria que ser conversado e amadurecido com os grupos de apoio”.
Além disso, Landim confirmou que ouviu falar sobre a ideia, mas que não foi aprofundado.
“De fato, alguns conselheiros já conversaram superficialmente comigo sobre essa ideia, mas desconheço se tomaram alguma iniciativa no sentido de propor a mudança à comissão de estatuto do Conselho Deliberativo”, contou o presidente do Mengão.
Segundo Paparazzo Rubro-Negro, a emenda proposta pelo conselheiro e ex-candidato José Carlos Peruano a presidência vai ao plenário em até um mês.