O público do futebol está ‘esfregando as mãos’. A partir de 2025, o Mundial de Clubes da Fifa terá 32 equipes e formato semelhante com a Copa do Mundo de seleções. A certeza que o torneio sairá de vez do papel aconteceu nesta segunda-feira (27), após aprovação dos clubes europeus sobre a competição. Atual campeão da Libertadores, o Flamengo está garantido no torneio.
De acordo com a Fifa, 12 vagas vão para clubes da Europa, seis para a América do Sul, quatro para as Américas Central e do Norte, quatro para a África, quatro para a Ásia, uma para a Oceania e uma para o país-sede do torneio. No início de março, após a reunião do Conselho da Fifa, ficou definido que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vagas garantidas.
Leia também: Ranking mundial da IFFHS: posição do Flamengo assusta rivais
Ou seja, além de Flamengo, equipes como Palmeiras, Chelsea e Real Madrid já possuem presenças confirmadas no torneio. Em 2023, o Mundial acontecerá com o mesmo modelo do último e em 2024 a ideia é ter um playoff entre os campeões de todos os continentes, exceto a Europa. O vencedor da Uefa Champions League iria direto para a final.
Associação de Clubes Europeus aprova novo Mundial de Clubes
”A FIFA e a ECA (Associação Europeia de Clubes) estabelecerão práticas de trabalho mais próximas em uma futura Copa do Mundo de Clubes renovada, incluindo os aspectos esportivos e comerciais para a edição de 2025. Ou seja, irão trabalhar juntas em edições futuras. Dessa forma, incluindo possíveis estruturas para gerenciar os direitos comerciais daqui para frente”, celebrou Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA e mandatário do PSG, da França.
Participações do Flamengo em Mundiais
Até aqui, o Flamengo disputou o torneio em três oportunidades. Na primeira, foi campeão em cima do Liverpool. Já na segunda, foi vice para o mesmo clube inglês. Mas em sua última aparição na competição, acabou sendo apenas terceiro lugar, perdendo para o Al-Hilal na semifinal e vencendo o Al-Ahly pela medalha de bronze.