Logo após Cuca pedir demissão do Corinthians, o clube paulista começou a se movimentar no mercado visando a contratação de um novo técnico. De acordo com o jornalista Bruno Cassucci, do GE, Vanderlei Luxemburgo, ex-Flamengo, teve seu nome sendo estudado no Parque São Jorge. Entretanto, o período livre no mercado e sem títulos esfriou o interesse da equipe de Itaquera.
A última conquista de grande expressão de Luxemburgo foi na temporada de 2004, quando comandou o Santos na campanha do título do Campeonato Brasileiro. Anos depois, Luxa venceu o Campeonato Carioca com o Flamengo em 2011 e sua última taça é o Paulistão no Palmeiras em 2020.
Dessa forma, outros profissionais surgem como alternativas no Corinthians, casos de Roger Machado, Rogério Ceni e Jorge Jesus. Os últimos citados foram campeões recentemente dirigindo o Flamengo. Profissionais de fora do Brasil também não estão descartados.
Leia também: Sampaoli indica mudanças no Flamengo para jogo contra Botafogo
Relação de Luxemburgo com o Flamengo
Ao todo, Vanderlei Luxemburgo treinou o Flamengo em cinco oportunidades: 1991, 1995, entre 2010/2012 e 2014/2015. Sendo assim, foram 245 jogos como técnico rubro-negro. Entre eles, 127 vitórias, 67 empates e 51 derrotas. Por fim, conquistou um Carioca. Na última passagem pelo Fla foram 59 jogos. Estreou no clássico contra o Botafogo, no Brasileiro de 2014 e venceu por 1 a 0. Foram 34 vitórias, 14 derrotas e 11 empates.
“Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador do Flamengo. Ele deixa o cargo após dez meses à frente da equipe de futebol. A diretoria agradece ao técnico pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de sua carreira”, disse em nota oficial o clube em maio de 2015.
Além disso, vale ressaltar que Luxa é cria da base do Flamengo e era lateral na época de atleta profissional.