Depois da histórica goleada contra o Maringá, por 8 a 2, pela Copa do Brasil, o Flamengo tem um compromisso importante no final de semana. No domingo (30), às 16h (horário de Brasília), o Mais Querido tem pela frente o clássico estadual contra o Botafogo, no Maracanã, pela terceira rodada do Brasileirão. E para já entrar no clima do duelo, o MRN relembra a última vitória rubro-negra contra o rival na competição.
Em 2022 o Flamengo começou o Campeonato Brasileiro aos trancos e barrancos, ainda sob o comando do português Paulo Sousa. Irregular e sem apresentar um bom futebol, o Rubro-Negro ocupava a 14ª posição na tabela até o treinador ser demitido e a chegada de Dorival Júnior. Disputando três competições simultâneas, Dorival Júnior depois de algumas rodadas começou a escalar equipe alternativa no Brasileirão.
Leia mais: Últimas notícias do Flamengo: Gabigol, Copa do Brasil, NBB e Brasileirão Sub-20
Assim, Uma dessas partidas com time reserva foi contra o Botafogo. Pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, o Flamengo foi até o Estádio Nilton Santos, o Engenhão, jogar contra a torcida da casa. A essa altura, o time reserva rubro-negro já estava acostumado a jogar pelo Brasileiro, com sequência, e conseguiu vencer mais uma, apesar das dificuldades.
A partida aconteceu no dia 28 de agosto de 2022, e a vitória veio com gol de Arturo Vidal. Naquela ocasião, Dorival Júnior mandou o seguinte time a campo: Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Victor Hugo e Vidal; Lázaro, Everton e Gabigol.
Botafogo 0x1 Flamengo pelo Brasileirão 2022
Portanto, Flamengo e Botafogo se enfrentaram no Engenhão pouco mais de três meses após o inesperado confronto do primeiro turno. No primeiro encontro das duas equipes no Brasileirão, o Mengão mandou o jogo para o Mané Garrincha, em Brasília, e foi derrotado por 1 a 0, em jogo marcado pelas inúmeras chances desperdiçadas pelo ataque rubro-negro.
Com clima de revanche, o Mais Querido entrou em campo em busca dos três pontos para voltar para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e seguir na caça ao líder Palmeiras. Mas logo de cara o que se viu foi um Botafogo melhor do que o Flamengo, criando mais oportunidades e levando mais perigo.
O time não funcionou com Gabigol aberto e Lázaro jogando na referência, e sem a mesma intensidade de outros jogos, o time pouco criou. Foi o Botafogo quem teve as melhores chances do primeiro tempo, mas também sem grandes sustos para o goleiro Santos.
Segundo tempo com a “tropa de choque”
Apesar de estar na semana do primeiro jogo da semifinal da Libertadores, o Flamengo necessitava da vitória no Brasileirão, e, por isso, Dorival resolveu chamar a “tropa de choque” para o segundo tempo. De uma só vez, o treinador colocou Pedro e Everton Ribeiro em campo, e a melhora já foi imediata.
Assim, com Everton dominando o meio e Pedro segurando os zagueiros no ataque, o Flamengo começou a criar chances e abriu o placar com Vidal, no começo da segunda etapa. O gol saiu pelo lado direito, com Matheuzinho. O lateral cruzou na cabeça de Pedro, que escorou para Vidal completar na pequena área.
Depois do gol, o Flamengo seguiu controlando a partida e desperdiçando boas chances. Sem forças, o Botafogo só foi reagir e tentar esboçar uma reação no final do jogo, mas sem sucesso.