O assunto mais comentado no futebol brasileiro nos últimos dias segue repercutindo. A operação Penalidade Máxima II, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que investiga casos de manipulação em jogos de futebol no Brasil chegou ao Rio de Janeiro. Dois jogadores do Fluminense estão entre os investigados.
O caso mais grave é de Vitor Mendes. O zagueiro é um dos citados em prints da investigação do MP, e seu nome aparece em conversas de Whatsapp que mostram que ele teria acordado para levar cartão amarelo no último Brasileirão, quando ainda jogava pelo Juventude, em partida contra o Fortaleza.
Leia mais: Rafinha comenta pedidos de torcida para que volte ao Flamengo
Vitor Mendes levou cartão amarelo naquela partida, e, por isso, receberia 35 mil reais dos apostadores. A Operação Penalidade Máxima II tem comprovantes de que o jogador recebeu R$ 5 mil de um dos chefes da quadrilha de apostadores. O MP também tem em mãos prints de conversas em que o defensor cobra o restante do pagamento.
Na última terça-feira (9), o Fluminense informou em nota que Vitor Mendes está afastado temporariamente das suas atividades no clube, e, portanto, está fora da partida contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, pelo Brasileirão. Vale lembra que o zagueiro pertence ao Atlético-MG, e está no tricolor por empréstimo.
Ex-jogador do Fluminense, Nathan também é citado
Depois da repercussão do caso Vitor Mendes, a Operação Penalidade Máxima chegou à mais um jogador com passagem pelo Fluminense. Hoje no Grêmio, o meia Nathan também está sendo investigado. De acordo com o “O Globo”, o atleta teria feito um acordo para receber R$ 70 mil para forçar cartão no ano passado, mas curiosamente os planos foram frustrados por Fernando Diniz.
A partida em questão foi contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro de 2022. Nas conversas obtidas pelo MP, os apostadores afirmam que Nathan teria garantido que seria titular e que iria forçar o cartão amarelo, mas surpreendentemente, horas antes do jogo, Fernando Diniz escalou o Fluminense sem o meia.
“Fernando Diniz meteu um biruta e mudou a escalação no vestiário”, lamentam os apostadores pelo Whatsapp. Eles ainda esperavam que Nathan entrasse durante a partida, mas Diniz optou por não utilizar o meia, “quebrando” o esquema de apostas.