A Fifa quer tolerância zero com o racismo na Espanha. Diante do caso que chocou o mundo no domingo (21) envolvendo Vini Jr, o órgão máximo do futebol mundial planeja enviar uma nota para a La Liga, questionando por que o protocolo antirracista não está sendo cumprido espanhóis. Desde 2017, a FIFA impõe uma regra para a paralisação e até suspensão de jogos em caso de ofensas preconceituosas.
No entanto, a La Liga não cumpre com a imposição da Fifa há algum tempo. No protocolo, três passos que o árbitro da partida deve cumprir se identificar o insulto no estádio. Primeiro, o jogo é paralisado e um aviso aparece no telão. Em seguida, caso os ataques continuem, a partida para mais uma vez e os jogadores descem ao vestiário. Por fim, em um terceiro passo, o juiz deve encerrar o jogo definitivamente.
Leia mais: Vinícius Junior se junta a galeria de ícones de combate ao racismo
No jogo entre Real e Valencia, nenhum dos passos aconteceu. O descumprimento da La Liga causou revolta de Gianni Infantino, presidente da Fifa, que acredita que a tolerância envolvendo o caso de Vini Jr chegou ao fim. Portanto, a Fifa notificará a federação e a liga espanhola para prestar esclarecimentos sobre o episódio para a entidade. A informação é da Rádio Itatiaia.
Por outro lado, a La Liga argumenta que as leis da Espanha não permitem que a entidade esportiva puna os clubes com torcedores que participam de atos preconceituosos nos estádios. Dessa forma, a La Liga pode apenas sinalizar as autoridades do país sobre os casos. A partir disso, caberia aos órgãos competentes do governo espanhol seguir, ou não, com a investigação.
Presidente da FIFA publicou nota sobre caso de racismo
Apesar de se tratar de uma notificação interna, a Fifa já se pronunciou abertamente sobre o caso de racismo contra Vini Jr. Em nota oficial, o presidente Gianni Infantino repudiou os ataques preconceituosos que o brasileiro vem sofrendo na Espanha. Além disso, Infantino reforça que todas as ligas do mundo precisam aderir ao protocolo de três passos.
“Total solidariedade a Vinicius. Não há lugar para racismo no futebol ou na sociedade e a Fifa apoia todos os jogadores que se encontram em tal situação. Os acontecimentos durante a partida entre Valencia e Real Madrid mostram que assim deve ser.
É por isso que o processo de três passos existe nas competições da Fifa e é recomendado em todos os níveis do futebol. […] Estas são as regras que devem ser implementadas em todos os países e em todas as ligas. Claramente, é mais fácil falar do que fazer, mas precisamos fazer isso e precisamos apoiá-lo por meio da educação”, disse.