Em sua coluna na ESPN dos Estados Unidos, o jornalista americano Tim Vickery falou sobre a predominância brasileira no futebol sul-americano. Vickery aponta que nenhum país ganhou a Libertadores cinco vezes seguidas, mas que o Brasil pode quebrar o tabu neste ano. Equipes como Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR vêm como favoritos ao título.
Nas últimas quatro Libertadores, pelo menos um clube brasileiro chegou à decisão, sendo as últimas três finais entre clubes brasileiros. Além disso, Vickery mencionou também sobre o último sorteio das oitavas de final, com seis times brasileiros, tendo apenas Palmeiras e Atlético-MG se enfrentando já nas oitavas. Enquanto que, do outro lado da chave, as quartas de final podem já ser entre brasileiros.
Leia mais: Athletico fecha venda milionária de Vitor Roque antes de volta contra Flamengo
O jornalista também destacou que um quinto título brasileiro de Libertadores confirmaria o óbvio: a disparidade do futebol brasileiro com os demais países. Ademais, Vickery compara o futebol brasileiro com a Premier League, por conta do poderio financeiro para contratar talentos das ligas vizinhas e, até mesmo, do mercado europeu, citando Suárez no Grêmio e Vidal, mesmo abaixo do esperado, no Flamengo.
Sobre as ligas vizinhas, o americano destacou três jogadores do futebol carioca: John Arias, Cano e Arrascaeta. Na visão do jornalista, a contratação dos estrangeiros não só melhorou as equipes como impulsionou na compra de jovens talentos dos países vizinhos, assim como os principais clubes da Premier League vem fazendo, e enfraquecendo as demais ligas locais.
Brasileirão não é tão Premier League assim
Ainda comparando as ligas, Tim Vickery fala sobre o controle da competição. Diferentemente da Premier League, os clubes não têm “controle” sobre a liga. Enquanto na Inglaterra a PL visa solucionar alguns problemas dos clubes, a centralização do poder na CBF acaba trazendo muitas vezes mais problemas para os times, como no calendário cheio e Datas-Fifa para Flamengo e Palmeiras, por exemplo.
Apesar disso, na visão de Vickery, mesmo com a organização e estruturação do campeonato nacional, a liga sofreria com um problema que a Premier League não sofre: a falta de rivais. Na comparação, um jogador da PL sabe que vai enfrentar rivais nacionais e internacionais estruturados. Na América do Sul, a dominância brasileira apenas aumentaria.
Mesmo que River Plate e Boca Juniors tenham grandes projetos com seus estádios, por exemplo, a disparidade econômica dos países ainda favorece os brasileiros. Vickery mostra as dificuldades que o resto do continente tem em competir com os times brasileiros. Dessa forma, os clubes do Brasil têm criado suas próprias rivalidades. Por fim, o jornalista vê o domínio da América sendo pequeno para os clubes brasileiros num futuro não tão distante e que os clubes vão mirar em objetivos maiores.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo anuncia férias de 4 jogadores visando Carioca de 2025
- Supercopa 2025: Botafogo está próximo de enfrentar o Flamengo
- Vojvoda escancara elogios ao Flamengo: ‘Um dos melhores do Brasil’
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Internacional e Hugo Souza
- Flamengo não tem mais chances de ser campeão do Brasileirão