O clássico entre Flamengo e Fluminense foi repleto de polêmicas. Expulsão de Luiz Araújo, gols anulados para os dois lados e muita discussão. Mas outro lance que ficou marcado foi o de Arrascaeta na área rival, sofrendo ação faltosa de Felipe Melo. Sávio Pereira Sampaio não marcou a penalidade, assim como o VAR não chamou para a revisão do lance. Apesar das discussões e do debate que o assunto gerou nas redes sociais, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, concordou com a decisão do juiz.
Mas para isso, Seneme usou argumentos bem rasos e a explicação é meia-boca. Isso porque ele admite que Felipe Melo bate e derruba o jogador do Flamengo. Mas em seguida, diz que o contato foi provocado pelo meia flamenguista, Assim, culpando a vítima, quando a falta é cometida pelo zagueiro tricolor e a ação é confirmada pelo próprio chefe da arbitragem.
Leia mais: Critério do VAR para carga nas costas é só marcado contra Flamengo
“A gente vê claramente que o Arrascaeta coloca o corpo lateralizado. Felipe está sempre correndo em linha reta. Felipe bate? Bate. Derruba? Derruba. Mas quem provocou o contato? O entendimento dos contatos é importante. Ângulos e velocidade. Foi uma correta decisão do campo de jogo”, diz Wilson Seneme.
Arrascaeta tenta disputar a bola e, por isso, coloca o corpo na frente de Felipe Melo para tentar ganhar a jogada. No entanto, nada justifica o jogador chegar tão forte e praticamente pular em cima do adversário, usando todo o seu corpo no ar para derrubar o atacante rival e impedir a sequência do lance. Outro ponto de vista é que ainda que um atleta provoque um pênalti ou uma expulsão, quem morde a isca ainda assim está errado ao cometer a infração. Confira o lance polêmico:
Arrascaeta se irrita com análise de ex-árbitro sobre lance polêmico em Flamengo x Fluminense
O próprio atleta do Mengão se manifestou sobre o pênalti não marcado respondendo uma publicação do GE. O vídeo mostrava a opinião de PC Oliveira, ex-árbitro, alegando que Arrascaeta não chega a olhar para a bola. Assim, se preocupando apenas com a chegada de Felipe Melo para esperar o seu contato em busca de uma penalidade.
Descontente com a análise, o craque comentou: “Resumindo, nunca encosto na bola e segue o jogo. Incrível”, disse o camisa 14 com um emoji de palhaço. Dessa forma, ele se atenta ao fato de mal conseguir tocar na bola ao ser impedido de fazer isso ao dar continuidade no lance.