Se o Flamengo vem fazendo história e empilhando taças, o mesmo não se pode dizer de alguns de seus rivais. Muito pelo contrário. O Vasco, por exemplo, vive uma péssima fase que parece interminável. Desde 2008, o clube vive uma gangorra, subindo e descendo, e ao que parece, não vai parar por aqui. Ao menos, é o que indicam os estudos da UFMG.
Segundo a Universidade, o Vasco é o clube com mais chances de rebaixamento em 2023. O clube 19º colocado no Brasileirão, na frente apenas do lanterna América-MG. No entanto, ambos os clubes possuem os mesmos nove pontos, e os vascaínos têm 1,5% a mais de chance de queda. Confira a tabela com as porcentagens dos dez clubes com pior situação:
Leia mais: UFMG: Flamengo tem 3,8% de chance ser campeão do Brasileirão
- Vasco (69,5%)
- América-MG (68%)
- Coritiba (65,9%)
- Goiás (56,1%)
- Bahia (47,3%)
- Santos (34,4%)
- Corinthians (21,2%)
- Cuiabá (11,4%)
- Atlético-MG (7,1%)
- Cruzeiro (4,5%)
Caso o clube não consiga reverter os números e vencer a matemática, seria o quinto rebaixamento, tendo caído ainda em 2008, 2013, 2015 e 2020. No entanto, o time não conseguiu subir em 2021 e seguiu na segundona em 2022. Por isso, são cinco participações na Série B, podendo alcançar a sexta.
O Flamengo também aparece na lista original, mas entre os últimos clubes, já que todas as equipes estão sendo analisadas no estudo. O Mais Querido é o 19º clube na lista com apenas 0,24% de rebaixamento. Vice-líder, é bem improvável que o time de Jorge Sampaoli caia tanto de produção e esteja entre os quatro rebaixados após 38 rodadas.
Enquanto Vasco se preocupa com chance de queda, Flamengo se preocupa com chance de título
Cada um colhe o que planta! Se o Vasco está empenhado em tentar evitar mais um rebaixamento, o Flamengo briga na parte de cima da tabela e tenta brigar pelo título. No entanto, a situação não está na fácil.
Isso porque o Botafogo disparou e é o líder com 39 pontos, enquanto o Flamengo, em segundo, têm 27. Dessa forma, a UFMG calcula que o Mais Querido possua 3,8% de chance de ser campeão brasileiro. O Grêmio, com um jogo a menos, possui 4,7%, enquanto o Botafogo tem larga vantagem com 82,7%.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Fortaleza x Flamengo: retrospecto recente mostra equilíbrio
- Fortaleza x Flamengo: Filipe Luís relaciona Gabigol, Gerson, De La Cruz e mais 5 novidades
- Coordenador Técnico da Base aposta na geração sub-17 e deixa conselho para joias
- Atletas do Flamengo Sub-17 falam em fim de ciclo: ‘Geração vitoriosa’
- Spindel admite que Flamengo correrá para renovar com Pulgar