Neste domingo (13), o Flamengo enfrenta o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, o Fla ainda irá reencontrar Dorival Junior, treinador do clube no ano passado e campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Mesmo assim, a diretoria do Mais Querido rompeu com o treinador no final de 2022, alegando que o trabalho do treinador havia “batido no teto”.
Contudo, os principais argumentos para a não renovação de Dorival Junior já caíram por terra. O desempenho do time caiu drasticamente na atual temporada, sendo assim, os resultados também foram piores. O Flamengo perdeu cinco títulos no primeiro semestre do ano e ainda foi eliminado precocemente da Libertadores na última quinta (10).
Leia mais: Dorival vê Flamengo frágil e estreará James Rodríguez no domingo
Ademais, havia o argumento de uma possível sondagem da seleção brasileira, já que o técnico Tite deixou o comando da “Amarelinha” após a Copa do Mundo. Portanto, a ruptura com Dorival Junior seria para dar tempo do Flamengo procurar com mais tempo outro treinador. Entretanto, o técnico do São Paulo não só não foi treinar a seleção, como o atual treinador, Fernando Diniz, não precisou deixar o clube para tal.
Desempenho de Dorival é quase oposto ao de Sampaoli
É importante destacar também a diferença entre o desempenho das equipes. Dorival Junior fez campanha 100% na Libertadores e conduziu o time à campanha invicta em 2022. Por outro lado, Sampaoli se despediu da competição sem vencer fora de casa: 2 empates (Racing e Ñublense) e a derrota para o Olimpia, que ainda culminou na eliminação precoce do Flamengo na competição.
Inclusive, Dorival Junior perdeu, no dia 3/8, uma invencibilidade de 16 jogos em mata-matas internacionais. Pelo Ceará, o treinador conseguiu uma campanha de 6 vitórias na Copa Sul-Americana de 2022. No Flamengo, 7 vitórias na fase final da Libertadores do ano passado. Comandando o São Paulo, 1 empate e 2 vitórias até a derrota para o San Lorenzo, no jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana.
Treinador foi o único a conseguir trabalhar com Pedro e Gabigol
Por fim, é necessário apontar também que Dorival foi o único a conseguir trabalhar com a dupla Pedro e Gabigol. No ano passado, os atacantes conduziram o Flamengo aos títulos da Libertadores e Copa do Brasil. Somados, os atacantes tiveram 70 participações em gols no ano passado, sendo 36 (29 gols e 7 assistências) do camisa 9, e 34 (29 gols e 5 assistências) do camisa 10 da Gávea.
Em contrapartida, Sampaoli não conseguiu fazer com que Pedro jogasse de maneira eficiente tanto para o atacante como para a equipe. Aliás, o treinador argentino vive crise com o camisa 9, que teve seu estopim com um soco do preparador físico Pablo Fernández no atacante. Na eliminação do Flamengo na Libertadores, o artilheiro do Fla na temporada passou 180 minutos no banco.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Copinha 2025: veja os adversários do Flamengo no torneio
- Flamengo não quer vender Wesley; Evertton Araújo permanecerá
- Jucinara brilha mais uma vez e Flamengo conquista o Carioca Feminino
- Lorran e Matheus Gonçalves: ofertas podem chegar ao Flamengo
- Flamengo pode vender Ayrton Lucas em 2025; Viña irá retornar