O Flamengo segue tentando definir onde será o palco do duelo contra o Bragantino. O confronto está previsto apenas para o dia 28 ou 29, mas um imbróglio precisa ser resolvido até lá. A diretoria rubro-negra encontra dificuldades para receber o Massa Bruta no Maracanã e a CBF precisa confirmar o local da disputa nesta quarta ou quinta-feira (18 e 19).
Isso porque, a instituição tem o prazo de dez dias para anunciar o estádio que receberá o jogo. Ultrapassar essa data-limite pode resultar em problemas, como a venda de ingressos em cima da hora ou a deslocação das próprias equipes. O Flamengo, no entanto, não irá renunciar a jogar contra o Bragantino no Maracanã, e trava uma briga com a Conmebol.
Leia mais: Desde que subiu, Bragantino tem sido o adversário mais indigesto do Flamengo
O órgão quer o Maraca no dia 23 de outubro, logo depois da realização de Flamengo x Vasco. Assim, a Conmebol teria mais tempo para preparar o gramado visando a final da Libertadores, que ocorrerá no dia 4 de novembro. No intuito de não atrapalhar o planejamento da Conmebol, o Fla até tentou um combinado com a CBF.
CBF aguarda resposta da Conmebol para decidir onde acontecerá Flamengo x Bragantino
De acordo com a reportagem de Rodrigo Mattos, da Uol, a diretoria rubro-negra sugeriu que Flamengo x Bragantino fosse adiantado para os dias 3 ou 4 de outubro. A resposta da CBF foi de desaprovação, já que nesse cenário, o clube paulista precisaria fazer três jogos consecutivos longe de Bragança.
Depois da negativa, Rodolfo Landim ligou para Ednaldo Pereira, presidente da CBF, para pedir ajuda em convencer a Conmebol e realizar o jogo no Maracanã no dia 28 ou 29. A Confederação até fez contato com a instituição máxima do futebol sul-americano para entender como anda a situação, mas ainda não obteve respostas. Ou seja, Flamengo x Bragantino segue sem um estádio definido para ser realizado.
Antes de enfrentar o Massa Bruta, o Flamengo ainda tem três jogos pela frente. Nesta semana, o adversário será o Cruzeiro, no Mineirão, em partida que marcará a estreia do técnico Tite. Depois, o clássico contra o Vasco no Maracanã no próximo dia 22. Ainda antes de duelar contra o Bragantino, o Fla encontra o Grêmio, outro concorrente direto no G4, mas em Porto Alegre.
Gestão provisória do Maracanã se encerra na próxima semana
Em meio a todo o imbróglio envolvendo Conmebol, CBF e Maracanã, o Flamengo vê seu prazo de gestão provisória do estádio chegando ao fim. Na próxima segunda-feira (23), o atual Termo de Permissão de Uso (TPU) para Fla e Fluminense se encerrará. A expectativa é que, após essa data, ocorra uma renovação, mas o Vasco está disposto a entrar na briga e acionou a Justiça.
O Uol publicou nesta quarta-feira que o clube cruzmaltino entrou com um processo jurídico contra o Governo do Rio. De acordo com a reportagem de Igor Siqueira, o Vasco quer uma liminar que garanta sua participação na concorrência contra Flamengo e Fluminense na próxima TPU concedida.
Essa disputa pelo Maracanã não é recente. Em resumo, desde que a gestão Fla-Flu assumiu o estádio em 2019, o clube de São Januário trava brigas judiciais e com o próprio governo carioca para ter direito a também gerir o Maraca.
Flamengo e Fluminense, no entanto, não costumam ceder as solicitações do Vasco. O time cruzmaltino insiste na Justiça para usar o Maracanã, e conseguiu liminar favorável em algumas ocasiões neste ano. O caso mais recente foi em agosto, quando o Vasco recebeu o Atlético-MG após passar por cima de orientações e conseguir o mando do estádio por meio de intervenção do poder jurídico do Rio. Após o duelo, o Maracanã precisou ser fechado para tratar um desgaste no gramado.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Brasileirão e Gabigol
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção