O Vasco anunciou nesta quinta-feira que desistiu de participar da disputa pela concessão provisória do Maracanã pelo próximo ano. Desta forma, a parceria formada por Flamengo e Fluminense é a única candidata a ficar à frente do Maracanã em 2024, último ano de gestão temporária antes da concessão pelas próximas duas décadas.
Em nota, o Vasco anunciou que teve negado seu pedido de impugnação do chamamento público. O clube entendia que a exigência de que apenas clubes pudessem participar do processo, e que os interessados comprovassem gestão de um ginásio de pelo menos 5 mil lugares nos últimos 3 anos, só permitia que Flamengo e Fluminense participassem.
Leia mais: Custo do Maracanã sobe 47% e Flamengo fica só com 37% de bilheteria de R$ 100 milhões
Isso porque os dois clubes administram desde 2019 o complexo do Maracanã, que inclui o ginásio do Maracanãzinho. O Vasco não tem nenhum ginásio deste porte.
O edital da concessão permanente, cujas propostas devem ser feitas no mês, que vem, mantém a exigência de comprovação da experiência com os ginásios de 5 mil lugares. Entretanto, permite a participação de empresas. O Vasco vai participar junto com a 777 Partners e a W/Torre, que administram este tipo de ginásio fora do Brasil.
“A análise feita pelo Vasco mostrou que os termos do chamamento impedem a participação dos parceiros privados do Vasco no processo e também inabilitam a participação do próprio clube através de exigências descabidas que apenas o atual permissionário precário consegue atender”, disse o Vasco em nota.
Vasco diz que vai se concentrar na concessão de 20 anos do Maracanã
Como teve seu pedido de impugnação negado, o Vasco anunciou a desistência do processo. Na prática, porém, o clube não cumpria as exigências mínimas para participar.
“Diante desta situação, o Vasco da Gama informa que desistiu de participar do referido Chamamento Público para o próximo TPU, não concordando em participar de um processo que não garante isonomia e impessoalidade entre os contendores e direciona o resultado. O Vasco irá se concentrar, junto com seus parceiros, para apresentar a melhor proposta para a concessão de 20 anos do Maracanã na concorrência pública ora em curso.”
Além de Flamengo e Fluminense e Vasco com seus parceiros, a concessão do Maracanã deve ter pelo menos mais um consórcio na disputa. O Grupo Metrópoles e a Arena 360, que administra o Mané Garrincha, já anunciaram que pretendem se inscrever no edital. A expectativa é que o anúncio do vencedor seja feito no primeiro semestre do próximo ano.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão