Após mais uma derrota, o Botafogo segue em crise no Brasileirão. O rival perdeu pela quarta partida seguida. levando a segunda virada épica em 8 dias. Uma ala do clube chegou a consultar Cuca, visando a demissão de Lúcio Flávio. Seguindo a lógica do futebol brasileiro, a derrocada alvinegra se iniciou com o Flamengo. Ou melhor, com Bruno Henrique, fazendo como em 2008.
Em setembro, o Flamengo enfrentou o Botafogo no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Fla sofria após a queda na Libertadores, o alvinegro liderava com boa margem para o Mengão e os demias adversários. Na partida, brilhou Bruno Henrique, que decidiu a partida e comemorou com o “chororô”. A partir dali, o time de General Severiano não seria o mesmo na temporada.
Leia mais: Com 100%, Flamengo será campeão brasileiro com 4 tropeços de rivais em 16 jogos
Logo após a partida, Bruno Lage, treinador do Botafogo, concedeu entrevista coletiva. O português reclamou do lance do gol de Bruno Henrique, alegando falta do jogador do Flamengo. Em seguida, colocou o cargo á disposição. Após a derrota no clássico, o clube jogou 10 vezes, vencendo 2, e empatando outras 2 partidas (26% de aproveitamento). No terceiro resultado negativo pós derrota do Mais Querido, Lage foi demitido.
Lúcio Flávio assume o Botafogo a pedido dos jogadores
Um mês depois da derrota para o Flamengo, o Botafogo perdeu para Atlético-MG, Corinthians e empatou com o Goiás. A partida contra o esmeraldino foi o limite para Bruno Lage. Lúcio Flávio assumiu o comando da equipe. Coincidentemente, um dos principais nomes do “chororô” original voltando ao alvinegro.
Em 2008, o Flamengo enfrentou o Botafogo na final do Taça Guanabara, o árbitro marcou pênalti para o Mais Querido, revoltando os botafoguenses. Aliás, um jogador alvinegro chegou a ser expulso pela revolta com o juiz. O Fla virou a partida, levando a melhor sobre o rival.
Depois do jogo, os jogadores do rival, junto ao técnico Cuca, concederam entrevista coletiva. Na conferência, diversos jogadores do Botafogo, incluindo Lúcio Flávio, choraram. Disseram até que não jogariam mais o Carioca. O presidente chegou a colocar o cargo à disposição. No jogo seguinte do Flamengo, o atacante Souza marcou contra o Ciensiano, do Peru. Na comemoração, provocou os botafoguenses, imitando um chororô.
15 anos depois, Cuca volta à sondagem do Botafogo
15 anos após o “chororô”, os caminhos de Cuca, Botafogo e Lúcio Flávio voltam a se cruzar graças ao Flamengo. Ou quase isso. De acordo com o treinador, ele negou a proposta do Botafogo para treinar o time. O técnico alegou problemas pessoais e que não está apto para assumir a equipe. Desde a passagem pelo Corinthians, Cuca não teve mais paz no futebol brasileiro devido à condenação por estupro.
Entretanto, a iminente demissão de Lúcio Flávio e a sondagem por Cuca escancaram uma nova crise no Botafogo. Dono da SAF alvinegra, John Textor negou que tenha entrado em contato com o treinador. Conforme apurou Diogo Dantas, a consulta foi realizada pelo presidente Durcesio Mello. Porém, o cartola não faz parte da SAF. A ideia era de ajudar na busca por um comandante.
O Flamengo pode até não vencer o Brasileirão. Terá confrontos difíceis na reta final e depende de vitória em todos. Mesmo assim, o Botafogo chega com o psicológico abalado para a reta final. O clube não vence há cinco jogos e viu a vantagem de 13 pontos derreter.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Leandro Castán chama Gabigol de ‘chato’ e lembra troca de ofensas
- Galvão Bueno narrará Brasileirão e Copa do Brasil no streaming
- Investimentos do Flamengo em reforços não será alto em 2025
- ‘Nunca vou esquecer’: Jorge Jesus exalta título pelo Flamengo
- Eric Faria dá depoimento sobre o que viveu em Lima com a virada do Flamengo