A temporada 2023 chegou ao fim para o Flamengo nesta quarta-feira (6). No último jogo do ano, o Mais Querido sofreu uma nova derrota para o São Paulo por 1 a 0. A péssima partida escancarou os diversos desafios que Tite terá que solucionar para 2024.
Após São Paulo 1×0 Flamengo, o jornalista Renato Maurício Prado detonou mais um jogo ruim do Rubro-Negro. Nem mesmo Pulgar, um dos melhores jogadores do Flamengo no ano, teve uma atuação elogiável no Morumbi. RMP destaca que o elenco rubro-negro não é mais tão temido como antes e que perdeu o status de melhor time do continente.
Leia mais: ‘Reconsideração’ será fundamental para Tite planejar 2024
“Está na hora de parar de dizer que o Flamengo é o melhor elenco da América do Sul, não é mais. Vários dos jogadores importantes que ajudaram o Flamengo a ter essa condição, de ser considerado o melhor elenco, não estão jogando mais pedrinhas, nada”.
Em seguida, o jornalista inovou ao comparar os jogadores com personagens do cinema e da TV. Gerson, por exemplo, foi citado como um “caminhante negro” da série Game of Thrones. Já o atacante Everton Cebolinha foi comparado com o Batman, super-herói da DC, e seu cinto de utilidade.
“Gerson foi um caminhante, não tinha os caminhantes brancos do Game of Thrones? Ele foi um caminhante negro, para lá e para cá e simplesmente não contribuiu em nada. O Arrascaeta é uma sombra do que foi. Cebolinha jogou com aquele cinto de inutilidade, lembra do Batman, com o cinto de utilidade? O Cebolinha ontem usou o de inutilidade e não acertou nada. O Pablo, meu deus do céu, errou tudo que podia”.
RMP pede para Flamengo vender “mais da metade” do elenco
Rubro-negro declarado, Renato Maurício Prado sofreu com a trágica temporada de 2023, assim como toda a Nação. Inconformado com os vexames do ano, RMP deu uma dura no elenco do Flamengo. Segundo o jornalista, o clube precisa fazer uma limpa para 2024.
“Vai ter que remontar esse elenco, dispensar um bando de medalhões e fazer o Flamengo contratar jogadores que possam chegar e voltar a justificar a fama de ser um dos melhores elencos. Flamengo, hoje em dia, só tem nomes. Hoje joga o Flamengo, aí bota lá Rodrigo Caio, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Gerson, Arrascaeta e Gabriel. Pô, todo mundo olha e diz: ‘Vamos ver esse espetáculo’. Quando chega e as cortinas se abrem, que decepção. Precisa mandar embora mais da metade dessa turma”, completou.
Quem sai e quem fica?
Apenas dois dos seis jogadores citados por RMP estão confirmados fora do Flamengo. Rodrigo Caio não renova seu contrato e está disponível no mercado da bola. A outra dispensa é o lateral Filipe Luís, que vai se aposentar.
Gerson e Arrascaeta são titulares incontestáveis com Tite. Além disso, a dupla do meio-campo tem longo contrato com o Flamengo. O do uruguaio vai até 2026 e o do Coringa até 2027. Gabigol também segue com vínculo na Gávea e está próximo de sacramentar sua renovação por mais cinco anos.
O único jogador que ainda corre risco sério de deixar o Flamengo é Everton Ribeiro. O contrato expira neste mês e o clube sinalizou com a proposta de um ano de renovação para o meia. A diretoria quer manter o capitão, mas descarta loucuras para ampliar o vínculo do Camisa 7. Everton Ribeiro, por outro lado, quer pelo menos mais dois anos de contrato. A negociação terá um desfecho nos próximos dias.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Presidente do Inter abre o jogo sobre atraso no pagamento por Thiago Maia ao Flamengo
- Flamengo nega ter diminuído banco oferecido pelo Corinthians como garantia por Hugo Souza
- Flamengo chega a 15 jogos em branco e tem pior marca desde 2017
- Atlético-MG é punido por atos de violência na final da Copa do Brasil contra Flamengo
- Hugo Souza chora ao falar pela primeira vez após ser comprado pelo Corinthians