Depois de tentar entender porque as rubro-negras não se associam tanto ao Nação Rubro-Negra, resolvi perguntar às coloradas porque elas se associam tanto ao Inter. Já que é o clube recordista com 22% de sócias.
Coloradas, o Inter faz algo específico para as mulheres, que faz com que vocês queiram ser Sócias? Promoções, vantagens, reconhecimento…
— Luiz Filipe (@luizfilipecm) October 10, 2016
Claro que o principal motivo para alguém se associar é ajudar o clube e ir aos jogos. Mas como eu já tinha as principais reclamações das rubro-negras, consegui identificar as maiores diferenças entre os programas de ST.
Já começo dizendo que o Inter não faz grandes promoções voltadas para o público feminino. Tirando ações pontuais em Dia das Mulheres, Dia das Mães e Outubro Rosa, não tem muitas vantagens exclusivas para o público feminino. As coloradas curtem essa atenção em datas especiais, mas não chega a ser o grande diferencial. Outros dois fatores me pareceram mais importantes.
O primeiro é que, aparentemente, elas não têm problemas de ir sozinhas ao Beira Rio. Foi uma grande reclamação das flamenguistas, mas as coloradas não relataram esse tipo de problema. Nem em ir ao estádio, nem em serem assediadas quando vão sozinhas. Aí já foge mais de algum tipo de ação do Flamengo. Já é uma questão de cultura e segurança.
Outro fator muito elogiado por elas é que são tratadas em pé de igualdade com os homens. Não precisam de um tratamento especial, o mesmo tratamento já resolve. E isso é nos detalhes. Propagandas onde as mulheres aparecem, a voz que faz os anúncios, no estádio, é feminina, existe até uma mascote, pra fazer par com o Saci.
O que reforça bastante a reclamação de várias rubro-negras que se incomodam em não serem vistas com o mesmo foco que os homens.
Um outro aspecto interessante, que já não sei se e causa ou efeito, é que eles possuem torcidas organizadas só de mulheres. Uma delas, a Meninas da Mureta, cresceu tanto que passou a aceitar homens também e virou Turma da Mureta.
No Twitter eu vejo como tem um monte de torcedoras do Flamengo. Bem que podiam seguir o exemplo e montar uma organizada feminina.
Uma curiosidade que eu lembrei agora. Aqui no MRN, até a última vez que conferi com o Diogo, tínhamos 30% de colaboradoras. Ou seja, quase um terço de quem escreve aqui são mulheres.
Quem ajudou:
@MariannaPoeta
@belcharao
@patroa_debbie
@fagrosser
@_JuliiaLopes
@juliabersch
@a_esportivo
@FabianoBaldasso
@demishitz
@ny_valencio
@cfcoldplay
@betobrinckmann
Espero não ter esquecido de ninguém.
Leia + Ex-sócia-torcedora explica porque abandonou o Programa Nação Rubro-NegraLeia + Do que as mulheres não gostam e o que elas gostariam no Programa de Sócio-Torcedor do FlamengoLeia + O maior patrimônio do clubeLeia + O Instagram que até cego vêLeia + A genteLeia + Twitter, Facebook e YouTube: números do Flamengo arrasam Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras
Leia + O maior patrimônio do clubeLeia + O Instagram que até cego vêLeia + A genteLeia + Twitter, Facebook e YouTube: números do Flamengo arrasam Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras
Leia + A genteLeia + Twitter, Facebook e YouTube: números do Flamengo arrasam Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras
Apoie o MRN contribuindo mensalmente com o nosso projeto a partir de 1 real! Clique em bit.ly/ApoiadorMRN
Siga-nos no Twitter: twitter.com/MRN_CRF
Curta nossa página: facebook.com/M.RubroNegro
Instagram: Mundo Rubro Negro
Seja Apoiador do Mundo Rubro Negro! Você participa do grupo de Whatsapp exclusivo e concorre a uma camisa oficial do Flamengo autografada por todo o elenco do time de futebol. Clique no banner!