O Flamengo tenta se reforçar no mercado, e a zaga é uma das principais funções a ser observada pelo clube. Tanto que Léo Ortiz esteve na mira e foi um dos grandes alvos do Mais Querido, mas o Red Bull Bragantino dificultou o negócio. Por isso, o nome de Domingos Duarte, do Getafe, apareceu no radar do Mengão. As negociações estão avançadas.
Pouco conhecido no Brasil, Domingos Duarte pode se destacar pelo Flamengo. O MRN traz informações sobre a história do jogador e o envolvimento com algumas figuras rubro-negras para que o torcedor comece a se familiarizar com o nome do português.
➕Novo Marí? Flamengo quer zagueiro que atua na Espanha
Domingos Duarte chegou a fazer parte das categorias de base do Estoril. Mas foi o Sporting quem revelou o jogador. Durante o período no clube português, foi emprestado para Belenenses, em 2016, Chaves, em 2017 e La Coruña, em 2018. O jogador, porém, nunca foi campeão de taça alguma. Durante esse período, porém, existiram algumas curiosidades acerca do possível reforço do Flamengo, antes de jogar por Granada de 2019 a 2022. Desde então, veste a camisa do Getafe.
Domingos Duarte foi jogador de Jorge Jesus
Ídolo do Flamengo, o técnico português Jorge Jesus já trabalhou com o zagueiro conterrâneo. O treinador comandou o Sporting de 2015 até 2018. Foi o bastante para ter certo contato com Domingos Duarte. Em 2017, Duarte deixou o time B do Sporting para fazer parte da equipe principal. No entanto, entendeu que teria pouco espaço e quis ser emprestado.
O próprio jogador falou sobre o assunto ao Mais Futebol no passado e fez elogios a Jesus, mas explicou o motivo da saída.
“Foi ótima (a pré-temporada com Jesus), é um treinador que sabe muito. Foi uma boa experiência. Acabei por não ficar, mas foi o melhor para mim. Sabia que com Mathieu, Coates e André Pinto não iria jogar muito, pois o Jesus gosta de apostar em jogadores mais velhos nessa posição. Ainda apostou no Rúben Semedo, o que foi bom para ele”, disse, antes de reafirmar que decidiu não permanecer:
“Sim, tomei eu essa iniciativa pelo que já disse e porque, aos 21/22 anos, na fase inicial de profissional, ficar parado nunca é bom. Não teria sido bom para o meu desenvolvimento”.
No Brasil, em entrevista ao Benja, Jorge Jesus também citou o zagueiro. O técnico português comentou a contratação de Pablo Marí e deu a entender que Domingos Duarte era o plano A de contratação para 2019.
Domingos Duarte fez dupla de zaga com Pablo Marí
A aspa de Jorge Jesus se deu por conta da parceria entre Domingos Duarte e Pablo Marí. O espanhol foi contratado pelo Flamengo em 2019 e teve muito sucesso. Mas antes, jogou a segunda divisão espanhola pelo La Coruña. Na mesma época, Domingos Duarte estava emprestado ao clube e fez parceria com Marí.
É possível verificar algumas escalações do La Coruña na época em que Pablo Marí e Domingos Duarte estiveram juntos. O atleta, aliás, se destacava até mais do que o espanhol. Em outras oportunidades, era Marí quem deixava o time e o italiano Michele Somma fazia a zaga com o português.
Marí fez 38 jogos pela segunda divisão naquele ano, enquanto Domingo Duarte esteve em campo em43 oportunidades. Jesus viu os dois atuando juntos, mas já conhecia Domingos Duarte e ainda estava tendo os primeiros contatos com o futebol de Pablo Marí.
A temporada de Domingos Duarte no Getafe
O jogador do Getafe perdeu espaço nos últimos jogos. Ao todo, foram apenas 13 jogos na atual temporada. 11 pela La Liga e outros dois pela Copa do Rei. O atleta ficou no banco em outros oito jogos. Um ponto negativo é que Domingos Duarte foi expulso de campo duas vezes na temporada, contra Celta de Vigo e Valência.
Das 13 partidas, em quatro, o Getafe não sofreu gols com o zagueiro em campo. Além disso, Duarte marcou ainda um gol, mas na vitória por placar surreal de 12 a 0 do Getafe sobre o modesto Tardienta, na Copa do Rei. Ao todo, são cinco vitórias, cinco empates e três derrotas do clube espanhol com Domingos Duarte jogando na temporada.
Antes da Copa do Mundo 2022, Domingos Duarte fez parte do ciclo e foi convocado para algumas partidas das Eliminatórias para a Copa. No entanto, ficou de fora da lista final.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Perfil coloca Rodrigo Garro como possível reforço do Flamengo
- Marcos Braz responde questionamentos quanto ao preço de Hugo Souza
- Sorteio da Ferj: Flamengo conhece caminho no Carioca 2025
- O Globo: Gabigol ‘flerta’ com renovação no Flamengo
- Missão Castelão: Flamengo precisa derrubar invencibilidade do melhor mandante