Ufa! Foi de tirar o fôlego de qualquer amante de basquete o primeiro jogo da temporada 2016/2017 do Novo Basquete Brasil. Com todos os aspectos de uma decisão de campeonato, o Flamengo derrotou o Bauru por 100 a 97, na tarde deste sábado (05/11), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Foram necessárias duas prorrogações para conhecer a equipe vencedora, mas na verdade, os grandes vencedores foram todos que puderam assistir o belo espetáculo que Flamengo e Bauru protagonizaram.
O JOGO
A primeira cesta do NBB foi de Ronald Ramon. Mas a bola só caiu quase após dois minutos do início do jogo. As duas equipes entraram em quadra com propostas bem parecidas: trabalhar bem a defesa para contra-atacar com perigo. Isso fez com que o jogo demorasse a engrenar. No finalzinho do 1Q, é que o Bauru conseguiu se destacar, principalmente após a entrada de Gui Deodalto, que deu mais velocidade a equipe bauruense. Com um jogo mais cadenciado, o Flamengo apostava em jogadas individuais, o que acabou não dando certo: 17 a 12 Bauru no 1Q.
O 2Q da partida também foi pautado pelo equilíbrio, mas com uma ligeira vantagem para o Flamengo. O técnico José Neto conseguiu corrigir os erros defensivos de sua equipe com uma defesa sob pressão. As bolas arremessadas pelos jogadores rubro-negros começaram a cair. Olivinha e JP Batista comandavam a reação flamenguista que diminuiu a diferença de 5 para 2 pontos ao final do primeiro tempo.
Destaques do 1º tempo
Flamengo Bauru
JP Batista: 10 pontos e 6 rebotes Alex: 8 pontos, 3 rebotes e uma bola roubada
As equipes voltaram do intervalo com a corda toda. Olivinha deixou tudo igual, mas com uma atuação brilhante de Alex, o Bauru resistia. A virada do Flamengo saiu de um arremesso de três pontos de Marcelinho, mas o incansável Alex, no lance seguinte, também acertou uma bola de três colocando novamente sua equipe à frente do marcador (57 x 56). O Orgulho da Nação não desistiu e Ronald Ramon, num pontaço de três, deixou o Flamengo novamente em vantagem. E o Fla venceu o 3Q por 61 a 58.
O jogo seguiu equilibrado. O Bauru empatou e tomou a dianteira. Mas quem tem um jogador como o Marcelinho em quadra, pode sempre esperar algo de bom. Quando restavam 25s para o final da partida, o camisa 4, no estouro do relógio, marcou de três (76 a 74). O técnico Demétrius pediu tempo e orientou sua equipe. A conversa do técnico deu resultado. Os anfitriões tinham 13s para empatar e assim fizeram: 76 a 76.
O Bauru começou a prorrogação agressivo e chegou a abrir 5 pontos de diferença. O jogo era bom e o Flamengo empatou. Os cinco minutos não foram suficientes para uma equipe se sobressair. Novamente o relógio apontou a igualdade: 88 a 88.
Alex, um dos maiores algozes do FlaBasquete, desta vez desequilibrou a favor do Rubro-Negro. Faltando 5s para o estouro do relógio: errou passe, permitindo o contra-ataque do Fla que foi parado com falta; Marcelinho converteu os lances livres (97 x 100). O cestinha da partida até teve a chance de diminuir para o Bauru, mas errou os dois lances livres que cobrou.
Vitória importantíssima no Pentacampeão do NBB em mais uma estreia de campeonato. O Flamengo volta a quadra na próxima terça-feira (08/11), às 19h30, diante do Franca, no ginásio Pedrocão, no interior paulista.
DESTAQUES DO FLAMENGO
Cestinha: JP Batista, 29 pontos
Rebotes: Olivinha, 16
Assistências: Ramon, 7
Arremessos 2P: Batista, 12
Arremessos 3P: Ramon e Marcelinho, 2
Lances livres, Marcelinho: 10
Crédito imagem destacada: Reprodução/ Twitter: NBB