Um dia depois de completar 121 anos de história, na noite desta quarta-feira (16), o Flamengo entrou em campo para tentar voltar a vencer após quatro jogos e três empates. Diante do lanterna e praticamente rebaixado América-MG, o Mais Querido acabou tendo alguns problemas e não conseguiu encaixar seu melhor desempenho, mas conseguiu sair com a vitória por 1 a 0 do Mineirão. Quem marcou o gol salvador foi Éverton, aos 32 minutos.
Desfalques era a principal palavra para Zé Ricardo para o confronto diante do América-MG. Suspensos, Emerson Sheik, Rafael Vaz e Réver estavam fora do baralho. Após um jogo emocionante na madrugada de terça-feira para quarta, Paolo Guerrero jogou os 90 minutos com a seleção peruana e foi poupado. Já Alex Muralha, que sequer entrou em campo, ficou fora após cansativa viagem.
Graças às ausências, Zé precisou mudar e, com Paulo Victor no gol, e Donatti e Juan na dupla de zaga, o treinador escalou seus titulares. Além deles, a última mudança foi no ataque, já que Éverton retornou depois de quatro jogos fora. Vale lembrar que, desde que o camisa 22 tinha se machucado contra o Internacional, o Flamengo ainda não tinha conseguido vencer.
Durante a partida, o que se viu foi um Flamengo com dificuldades para ultrapassar o bloqueio do América e, quando sofria o contra-ataque ou precisava defender em cobranças de falta, acabava dando muitos espaços. Foi desta forma que os mineiros acabaram assustando ou exigindo atenção de Paulo Victor em alguns momentos do jogo, enquanto o rubro-negro seguia com problemas para criar suas jogadas.
Desta forma, o Fla não produziu grandes lances além de chutes fortes de fora da área durante os 90 minutos, exceto em um momento. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Jorge saiu em velocidade pela esquerda e fez um cruzamento perfeito na cabeça de Éverton, que cabeceou na medida para desviar nos pés do jogador adversário e enganar o goleiro, abrindo 1 a 0 para o Mais Querido.
A maioria rubro-negra nas arquibancadas, que chegou a quase oito mil torcedores, apoiou bastante o time, mas o Flamengo não conseguiu corresponder. Sem uma atuação forte de seus homens de frente e com lances sólidos dos defensores, o Mengo não criou o suficiente para empolgar e acabou apenas passando o tempo na etapa final, assim como o América, que não tinha mais forças para reagir e acabou derrotado e rebaixado.
Com esse resultado, o Flamengo fica novamente na segunda posição com 66 pontos. Para seguir na vice-liderança e com chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro torce contra Santos, que enfrenta o Vitória na Vila Belmiro às 19h30, e contra o Palmeiras, que encara o Atlético-MG no Independência. Os dois confrontos são nesta quinta-feira (17).
Agora o Fla volta para casa e terá poucos dias de descanso e trabalho, já que enfrenta o Coritiba no próximo domingo, às 19h30, no Maracanã. O rubro-negro continua sua caminhada nos três últimos jogos do Campeonato Brasileiro para buscar, pelo menos, a vaga direta para a Copa Libertadores da América.
FICHA TÉCNICA
América-MG 0x1 Flamengo
Data: 16/11/2016
Horário: 21h45
Local: Estádio Mineirão
Flamengo: Paulo Victor, Pará, Juan, Donatti, Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego (Cuéllar); Everton (Gabriel), Fernandinho (Thiago Santos) e Leandro Damião. Técnico: Zé Ricardo
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo e Danilo Ricardo Simon Manis
Cartões amarelos: Nenhum
*Foto: Staff Images / Flamengo