Foram mais de dez dias de intervalo após a partida contra o Botafogo, porém a atuação contra o América-MG foi uma das piores do campeonato, superando até mesmo a estreia do segundo turno contra o Sport.
Poucos se salvaram: Donatti seguro, Jorge bem, Thiago Santos mostrou por que foi injustificável não ter tido mais oportunidades, boa volta do Éverton, desde sua contusão contra o Inter o Flamengo não ganhava mais, e a curta, mas interessante participação do Cuellar.
Este talvez um dos reservas mais injustificáveis dos últimos anos. O colombiano era uma das melhores figuras do primeiro semestre, ainda com Muricy Ramalho. Depois passou a viver no ostracismo, sendo subutilizado, apesar de ter entrado bem contra o Coritiba – ótimo passe pro Cirino e tendo uma atuação perfeita contra o Figueirense, num dos melhores jogos da temporada da equipe.
Parece que o time, treinador e esquema chegaram aos seus limites. Zé mantém o sistema que o levou a brigar pelo título e se agarra desesperadamente, insistindo nesta forma de jogar para ver se milagrosamente o Flamengo volta a fazer uma boa partida. Ontem trocou os pontas pelos pontas para tentar reverter a atuação ruim.
Evidente que faltando poucas rodadas para o fim o treinador não vai mudar muita coisa. O fato, no entanto, é que o Rubro Negro vem numa sequência de partidas ruins, vivendo bons momentos aqui e ali e nada foi feito para mudar esse panorama.
Sei que parece ser oportunista, mas poderia ter utilizado mais o Cuellar, seja no lugar do Márcio Araújo ou até mesmo do Arão, que não vai bem há alguns jogos, voltado com o Rodinei, visto que Pará é outro que não vem bem, utilizado mais o Thiago Santos, que já tinha feito bom jogo contra o Internacional no primeiro turno, tentando o Mancuello de segundo volante. Ou até mesmo buscando algumas soluções da base como o Paquetá. Sem falar da má utilização do Vizeu.
Enfim, são aprendizados para 2017 de um Zé Ricardo com apenas seis meses treinando o profissional.
André Amaral
Twitter: @Ninhodanacao
Conheça também: ninhodanacao.blogspot.com.br
Imagem destacada: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Leia mais:
A chegada de Diego ao Flamengo
O adeus de Meyinsse do Flamengo
Conheça um dos métodos científicos utilizados pelo Flamengo na pré-temporada
Exos: uma possível arma para o futebol do Flamengo
Apoie o MRN contribuindo mensalmente com o nosso projeto: a partir de 1 real! Clique em bit.ly/ApoiadorMRN
Siga-nos no Twitter: twitter.com/MRN_CRF
Curta nossa página: facebook.com/M.RubroNegro
Instagram: Instagram.com/mrn_crf
Canal do YouTube: MRN TV
Whatsapp: 21 98917.4639
Seja Apoiador do Mundo Rubro Negro! Você participa do grupo de Whatsapp exclusivo e concorre a uma camisa oficial do Flamengo autografada por todo o elenco do time de futebol. Clique no banner!
Seja Sócio Torcedor